Warning: Undefined array key 0 in /var/www/vhosts/4x4dev.com.br/httpdocs/thmais/wp-content/themes/Newspaper-child/functions.php on line 690

Warning: Undefined array key 0 in /var/www/vhosts/4x4dev.com.br/httpdocs/thmais/wp-content/themes/Newspaper-child/functions.php on line 690
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio
spot_img

compartilhar:

Com o aditivo no contrato de concessão do transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto, a prefeitura garantirá o preço da passagem em R$ 5 neste ano e a renovação da frota a partir de julho de 2023 até o final de 2024, com 305 novos ônibus. Eles terão ar-condicionado, conectividade wi-fi e carregador de celular, além de suspensão a ar, mais ecológica e econômica.

O contrato inicial, assinado em 2012, prevê a concessão do sistema pelo Consórcio Pró-Urbano por 20 anos, portanto até o dia 27 de maio de 2032. “Porém com uma revisão a cada cinco anos. Há um ano, a prefeitura apresentou ao Ministério Público, Legislativo e consórcio o resultado do estudo feito sobre o equilíbrio econômico financeiro, viabilidade de adoção de melhorias da frota e adequações necessárias por uma empresa especializada e que analisou a operação da concessão do transporte desde 2012 até 2032, ou seja, os 10 anos anteriores e os próximos 10 anos. A primeira parte do estudo mostrou o que aconteceu no passado e o segundo estudo revelou as propostas e cenários previstos”, explicou o secretário de Casa Civil, Alessandro Hirata.

A Comissão de Transportes, secretarias de Governo e Justiça apontaram na época que a remodelação do contrato, assinado em 2012, era necessária para melhorias no serviço do transporte público. Para exemplificar a necessidade da revisão do contrato, hoje, a passagem deveria custar R$ 7,09. Para não onerar o bolso do usuário do transporte coletivo, a prefeitura subsidia R$ 2,09 para manter o valor da passam a R$ 5. A prática de um governo subsidiar parte do transporte coletivo já vem sendo utilizada pelas maiores cidades do Brasil e de outros países para manter a qualidade do transporte público.

Segundo relatório anual da SPTrans, em 2022, a prefeitura de São Paulo precisou repassar R$ 5,1 bilhões às empresas de ônibus da capital paulista para manter a passagem a R$ 4,40. No caso da prefeitura de Ribeirão Preto, o repasse para o equilíbrio econômico-financeiro de R$ 70 milhões, aprovados pela Câmara Municipal no ano passado e duas parcelas de R$ 20 milhões cada já foram pagas. As outras duas parcelas, uma de R$ 20 milhões e a outra de R$ 10 milhões, serão pagas conforme os novos ônibus forem colocados em circulação na cidade.

“É um problema que vem de anos. A prefeitura tem trabalhado para equacionar e devolver a qualidade do transporte público aos usuários e ampliar o conforto. Sabemos que Ribeirão Preto é uma cidade quente, portanto priorizamos ar-condicionado nos novos veículos além das outras iniciativas. Poder carregar seu aparelho eletrônico durante o trajeto, suspensão a ar para que a viagem seja tranquila também é requisito exigido ao consórcio. Para atendermos essas necessidades, já vista há tempos, precisamos antes solucionar a parte financeira”, explica o prefeito Duarte Nogueira.

Os 56 quilômetros de corredores que vem sendo implantados na cidade também compõem o planejamento de mobilidade urbana para dar a agilidade ao trânsito, para quem anda de ônibus. “Com a chegada da nova frota, que começa no final de julho e se estende até o final de 2024, a melhoria no trânsito da cidade poderá ser vista e experimentada”, finaliza.

Sobre o novo contrato:

Responsabilidades do consórcio – Às empresas do Pró-Urbano cabem a operação de Sistema de Monitoramento e Controle Operacional do Transporte Coletivo de Ribeirão Preto durante o prazo da concessão. Também é de responsabilidade do consórcio disponibilizar e operar o Sistema de Bilhetagem Eletrônica, operar o Sistema de Relacionamento com os Usuários do Transporte Coletivo de Ribeirão Preto, além de realizar a operação, a segurança patrimonial, limpeza e conservação dos terminais de ônibus, estações e pontos de parada. Além disso, o Pró-Urbano deverá manter o preço das passagens em R$ 5 durante todo este ano, além de renovar a frota.

Quem Fiscaliza o contrato – A Transerp será responsável em fiscalizar a execução do contrato e o cumprimento das responsabilidades e obrigações por parte do Consórcio, podendo convocar a concessionária a prestar os esclarecimentos necessários, bem como realizar diligências para garantir que as ações indicadas sejam efetivamente realizadas.

Principal contrapartida – A renovação da frota, que começará a ser entregue no mês que vem e será feita em duas etapas: a primeira até fevereiro de 2024 e a segunda até 1º de julho de 2024.

– 155 ônibus zero quilômetros com ar-condicionado, preferencialmente suspensão pneumática, uma catraca, wi-fi e porta de conexão para carregamento de aparelho celular para a 1ª etapa de implantação.

Sendo:

– 31 mini ônibus e 124 ônibus básicos. Preferencialmente em julho de 2023 e obrigatoriamente até 31 de outubro de 2023.

– Aquisição e disponibilização de 54 ônibus padrons, zero quilômetro com ar-condicionado, suspensão pneumática, duas catracas, wi-fi e porta de conexão para carregamento de aparelho celular para a 2ª etapa de implantação do Programa de Corredores de Transporte Coletivo, até 29 de fevereiro de 2024.

Mobilidade – Na fase final do processo, todos os 11 corredores de ônibus, bem como as 29 outras grandes obras do programa Ribeirão Mobilidade, já estarão concluídas. Com isso, a Transerp poderá monitorar os horários dos ônibus, que contarão com 56 km de vias exclusivas na cidade, de ponta a ponta. Além de mais conforto e menos tempo no trânsito, o usuário saberá em que momento seu ônibus vai chegar e quando vai desembarcar.

Demais informações sobre o novo contrato podem ser acessadas no Portal Transparência no link: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

Prefeitura inicia renovação da frota de ônibus

Renovação da frota de ônibus em Ribeirão
Divulgação: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

Com o aditivo no contrato de concessão do transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto, a prefeitura garantirá o preço da passagem em R$ 5 neste ano e a renovação da frota a partir de julho de 2023 até o final de 2024, com 305 novos ônibus. Eles terão ar-condicionado, conectividade wi-fi e carregador de celular, além de suspensão a ar, mais ecológica e econômica.

O contrato inicial, assinado em 2012, prevê a concessão do sistema pelo Consórcio Pró-Urbano por 20 anos, portanto até o dia 27 de maio de 2032. “Porém com uma revisão a cada cinco anos. Há um ano, a prefeitura apresentou ao Ministério Público, Legislativo e consórcio o resultado do estudo feito sobre o equilíbrio econômico financeiro, viabilidade de adoção de melhorias da frota e adequações necessárias por uma empresa especializada e que analisou a operação da concessão do transporte desde 2012 até 2032, ou seja, os 10 anos anteriores e os próximos 10 anos. A primeira parte do estudo mostrou o que aconteceu no passado e o segundo estudo revelou as propostas e cenários previstos”, explicou o secretário de Casa Civil, Alessandro Hirata.

- Advertisement -anuncio

A Comissão de Transportes, secretarias de Governo e Justiça apontaram na época que a remodelação do contrato, assinado em 2012, era necessária para melhorias no serviço do transporte público. Para exemplificar a necessidade da revisão do contrato, hoje, a passagem deveria custar R$ 7,09. Para não onerar o bolso do usuário do transporte coletivo, a prefeitura subsidia R$ 2,09 para manter o valor da passam a R$ 5. A prática de um governo subsidiar parte do transporte coletivo já vem sendo utilizada pelas maiores cidades do Brasil e de outros países para manter a qualidade do transporte público.

Segundo relatório anual da SPTrans, em 2022, a prefeitura de São Paulo precisou repassar R$ 5,1 bilhões às empresas de ônibus da capital paulista para manter a passagem a R$ 4,40. No caso da prefeitura de Ribeirão Preto, o repasse para o equilíbrio econômico-financeiro de R$ 70 milhões, aprovados pela Câmara Municipal no ano passado e duas parcelas de R$ 20 milhões cada já foram pagas. As outras duas parcelas, uma de R$ 20 milhões e a outra de R$ 10 milhões, serão pagas conforme os novos ônibus forem colocados em circulação na cidade.

“É um problema que vem de anos. A prefeitura tem trabalhado para equacionar e devolver a qualidade do transporte público aos usuários e ampliar o conforto. Sabemos que Ribeirão Preto é uma cidade quente, portanto priorizamos ar-condicionado nos novos veículos além das outras iniciativas. Poder carregar seu aparelho eletrônico durante o trajeto, suspensão a ar para que a viagem seja tranquila também é requisito exigido ao consórcio. Para atendermos essas necessidades, já vista há tempos, precisamos antes solucionar a parte financeira”, explica o prefeito Duarte Nogueira.

Os 56 quilômetros de corredores que vem sendo implantados na cidade também compõem o planejamento de mobilidade urbana para dar a agilidade ao trânsito, para quem anda de ônibus. “Com a chegada da nova frota, que começa no final de julho e se estende até o final de 2024, a melhoria no trânsito da cidade poderá ser vista e experimentada”, finaliza.

Sobre o novo contrato:

Responsabilidades do consórcio – Às empresas do Pró-Urbano cabem a operação de Sistema de Monitoramento e Controle Operacional do Transporte Coletivo de Ribeirão Preto durante o prazo da concessão. Também é de responsabilidade do consórcio disponibilizar e operar o Sistema de Bilhetagem Eletrônica, operar o Sistema de Relacionamento com os Usuários do Transporte Coletivo de Ribeirão Preto, além de realizar a operação, a segurança patrimonial, limpeza e conservação dos terminais de ônibus, estações e pontos de parada. Além disso, o Pró-Urbano deverá manter o preço das passagens em R$ 5 durante todo este ano, além de renovar a frota.

Quem Fiscaliza o contrato – A Transerp será responsável em fiscalizar a execução do contrato e o cumprimento das responsabilidades e obrigações por parte do Consórcio, podendo convocar a concessionária a prestar os esclarecimentos necessários, bem como realizar diligências para garantir que as ações indicadas sejam efetivamente realizadas.

Principal contrapartida – A renovação da frota, que começará a ser entregue no mês que vem e será feita em duas etapas: a primeira até fevereiro de 2024 e a segunda até 1º de julho de 2024.

– 155 ônibus zero quilômetros com ar-condicionado, preferencialmente suspensão pneumática, uma catraca, wi-fi e porta de conexão para carregamento de aparelho celular para a 1ª etapa de implantação.

Sendo:

– 31 mini ônibus e 124 ônibus básicos. Preferencialmente em julho de 2023 e obrigatoriamente até 31 de outubro de 2023.

– Aquisição e disponibilização de 54 ônibus padrons, zero quilômetro com ar-condicionado, suspensão pneumática, duas catracas, wi-fi e porta de conexão para carregamento de aparelho celular para a 2ª etapa de implantação do Programa de Corredores de Transporte Coletivo, até 29 de fevereiro de 2024.

Mobilidade – Na fase final do processo, todos os 11 corredores de ônibus, bem como as 29 outras grandes obras do programa Ribeirão Mobilidade, já estarão concluídas. Com isso, a Transerp poderá monitorar os horários dos ônibus, que contarão com 56 km de vias exclusivas na cidade, de ponta a ponta. Além de mais conforto e menos tempo no trânsito, o usuário saberá em que momento seu ônibus vai chegar e quando vai desembarcar.

Demais informações sobre o novo contrato podem ser acessadas no Portal Transparência no link: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

COMPARTILHAR:

spot_img
spot_img

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS

Thmais
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.