Warning: Undefined array key 0 in /var/www/vhosts/4x4dev.com.br/httpdocs/thmais/wp-content/themes/Newspaper-child/functions.php on line 690

Warning: Undefined array key 0 in /var/www/vhosts/4x4dev.com.br/httpdocs/thmais/wp-content/themes/Newspaper-child/functions.php on line 690
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio
spot_img

compartilhar:

O Porto de Santos passa a contar pela primeira vez com uma locomotiva da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips). Nesta terça-feira (03/10) foi realizada uma cerimônia, que marcou o início do contrato da concessão.

De acordo com a Autoridade Portuária de Santos (APS), a iniciativa foi criada por um conjunto de empresas será responsável pela administração da ferrovia por um prazo de 35 anos. Agora a expectativa é duplicar a capacidade de movimentação da carga pela malha ferroviária, chegando a 120 bilhões de toneladas por ano, entre 5 e 10 anos.

“A capacidade ferroviária do complexo portuário de Santos está próxima da saturação, com 94% de utilização, sendo imprescindível sua expansão para dar vazão, com eficiência, à movimentação futura, cuja projeção é dobrar no prazo de 5 a 10 anos”, disse o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini.

“Hoje, a capacidade ferroviária do complexo portuário é de 50 milhões de toneladas por ano e necessita alcançar 115 milhões de toneladas/ano para escoar o volume oriundo das ferrovias que chegam ao Porto de Santos”, explica.

A operação sob a administração da nova cessionária, que reúne a Ferrovia Centro Atlântica (VLI), a MRS Logística S/A e a Rumo S/A, começou neste domingo (01). O modal ferroviário é imprescindível para dar vazão à movimentação futura de carga no complexo portuário de Santos e a cessionária da Fips ficará responsável pela gestão, operação, manutenção e expansão da ferrovia dentro do porto por um prazo de 35 anos e terá de investir, no mínimo, R$ 1 bilhão em cinco anos para ampliar a capacidade ferroviária local.

As obras devem começar ato contínuo à aprovação dos projetos executivos, sendo as principais intervenções:

  • Pátio ferroviário entre o canal 4 e a Ponta da Praia, dotado de 3 vias férreas para atendimento aos terminais de celulose;
  • Viadutos para eliminação de passagem de nível na região do canal 4-Marinha;
  • Passarelas de pedestres entre o canal 4 e Ponta da Praia;
  • “Pera” ferroviária, dois viadutos e passarela na região de Outeirinhos;
  • Novo viário da 2ª entrada da margem direita do Porto de Santos, no Saboó.

O contrato associativo é uma das principais inovações da Fips, em que as empresas ferroviárias integrantes da cessionária realizarão uma gestão cooperativa baseada em uma autorregulação administrativa e operacional, na qual compartilharão custos e sem finalidade lucrativa.

Ao longo de toda a vigência contratual a cessionária realizará, bianualmente, chamamentos públicos, de forma a garantir o ingresso de novos associados.

Primeira ferrovia da locomotiva interna do Porto de Santos é inaugurada

Créditos: Paulo Barrio

O Porto de Santos passa a contar pela primeira vez com uma locomotiva da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips). Nesta terça-feira (03/10) foi realizada uma cerimônia, que marcou o início do contrato da concessão.

De acordo com a Autoridade Portuária de Santos (APS), a iniciativa foi criada por um conjunto de empresas será responsável pela administração da ferrovia por um prazo de 35 anos. Agora a expectativa é duplicar a capacidade de movimentação da carga pela malha ferroviária, chegando a 120 bilhões de toneladas por ano, entre 5 e 10 anos.

- Advertisement -anuncio

“A capacidade ferroviária do complexo portuário de Santos está próxima da saturação, com 94% de utilização, sendo imprescindível sua expansão para dar vazão, com eficiência, à movimentação futura, cuja projeção é dobrar no prazo de 5 a 10 anos”, disse o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini.

“Hoje, a capacidade ferroviária do complexo portuário é de 50 milhões de toneladas por ano e necessita alcançar 115 milhões de toneladas/ano para escoar o volume oriundo das ferrovias que chegam ao Porto de Santos”, explica.

A operação sob a administração da nova cessionária, que reúne a Ferrovia Centro Atlântica (VLI), a MRS Logística S/A e a Rumo S/A, começou neste domingo (01). O modal ferroviário é imprescindível para dar vazão à movimentação futura de carga no complexo portuário de Santos e a cessionária da Fips ficará responsável pela gestão, operação, manutenção e expansão da ferrovia dentro do porto por um prazo de 35 anos e terá de investir, no mínimo, R$ 1 bilhão em cinco anos para ampliar a capacidade ferroviária local.

As obras devem começar ato contínuo à aprovação dos projetos executivos, sendo as principais intervenções:

  • Pátio ferroviário entre o canal 4 e a Ponta da Praia, dotado de 3 vias férreas para atendimento aos terminais de celulose;
  • Viadutos para eliminação de passagem de nível na região do canal 4-Marinha;
  • Passarelas de pedestres entre o canal 4 e Ponta da Praia;
  • “Pera” ferroviária, dois viadutos e passarela na região de Outeirinhos;
  • Novo viário da 2ª entrada da margem direita do Porto de Santos, no Saboó.

O contrato associativo é uma das principais inovações da Fips, em que as empresas ferroviárias integrantes da cessionária realizarão uma gestão cooperativa baseada em uma autorregulação administrativa e operacional, na qual compartilharão custos e sem finalidade lucrativa.

Ao longo de toda a vigência contratual a cessionária realizará, bianualmente, chamamentos públicos, de forma a garantir o ingresso de novos associados.

COMPARTILHAR:

spot_img
spot_img

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS

Thmais
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.