Pela primeira vez, a cidade de Santos vai sediar o Seminário Internacional do Café. A confirmação ocorreu durante encontro organizado pela Associação Comercial de Santos (ACS) nesta terça-feira (31), no Sheraton Santos Hotel.
O objetivo do encontro foi apresentar as novidades desse tradicional evento bienal promovido pela Associação Comercial de Santos (ACS). Segundo o presidente da entidade, Mauro Sammarco, foi ressaltada a importância da escolha de Santos para a edição de 2024.
“Somos muito gratos ao que Guarujá sempre nos ofereceu. Mas, após 50 anos organizando o evento na cidade, uma estância balneária, com todo o glamour, nós entendemos que era um momento importante de um resgate de Santos, por conta da importância mundial da cidade no setor cafeeiro”.
Já o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, colocou o maior Porto da América Latina à disposição do evento. O Seminário Internacional Santos Café vai acontecer nos dias 21, 22 e 23 de maio, e terá uma programação especial, com visitação ao canal do porto e aos armazéns do cais.
“O café representa a história do Brasil, a história do Porto de Santos, que passou a ser conhecido graças à exportação do café. No ano de 2022, por exemplo, nós exportamos cerca de 2 milhões e 200 mil toneladas para 45 países. E participar de eventos que valorizam a nossa história, a história do Porto de Santos é absolutamente relevante”, explica o presidente da APS.
O prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos), afirmou que a cidade vai contribuir ativamente com parcerias na área cultural e turística.
“Tudo que fizemos no Encontro Internacional da Unesco, no ano passado, também será realizado durante o Seminário do Café. Nós vamos envolver toda a cidade, receber as pessoas e aproveitar esse potencial turístico para oferecer cultura, hospitalidade e toda infraestrutura que Santos tem”.
Mais novidades
O vice-presidente da Associação Comercial de Santos, Carlos Santana, anunciou algumas das pautas que serão abordadas nas palestras e painéis da edição do ano que vem, como inovação, marketing, segurança alimentar e sustentabilidade. Na ocasião, ele também confirmou a participação do economista Ricardo Amorim, eleito pela Revista Forbes como o economista mais influente do Brasil.