O maior evento gratuito de cultura pop atraiu mais de 90 mil pessoas em cinco dias de Santos Festival Geek. E neste domingo (05/11), ele foi finalizado com direito a um épico show da banda de rock ‘Fresno’ que lotou o Arcos do Valongo e as dependências.
A abertura foi realizada na noite de quarta (1º) no Teatro do Sesc, com o pré-lançamento do filme ‘Mussum – o filmis’. Depois disso , as atrações foram destaques no Centro Histórico de Santos, com muitas atrações e celebridades nacionais e internacionais, além de campeonatos de games.
“O público mais uma vez abraçou o nosso festival e o número de pessoas de fora da região que veio curtir o evento aumentou significativamente. Mais uma vez, movimentamos a cadeia criativa e produtiva e mostramos para todos que é possível realizar um evento democrático e que abre as portas para todos”, disse o secretário municipal de Cultura, Rafael Leal.
E o evento já tem data confirmada para 2024: 14 a 17 de novembro de 2024. “A partir de amanhã vamos começar os para o ano que vem. O nosso compromisso é entregarmos um festival cada vez melhor para os apaixonados pelo universo geek e as famílias que se unem para curtir nossas atrações”, ressalta Leal.
Outra mostra da grandeza alcançada pelo evento foi a etapa do Campeonato Mundial de Cosplay realizada neste domingo (5). “Em 16 etapas realizadas em todo o País, desde o ano passado, a daqui foi a que recebeu o maior número de inscritos”, afirmou a coordenadora do WCS Brasil, Anamara Caiado.
Depois de um dia de análise dos julgadores, que envolveu uma minuciosa avaliação antes dos desfiles para o público, onde foram observados os materiais utilizados nos trajes, a fidedignidade dos adereços e as caracterizações, saíram vencedores da disputa os cosplayers Michi e Biel, com as personagens Velvet e Rainha Odette, do game Odin Sphere.
Com a vitória, a dupla garantiu vaga na final nacional em São Paulo, no próximo ano, que garantirá ao campeão a oportunidade de competir no Mundial, disputado no Japão. “Para mim é uma honra vencer esta etapa. Eu sou de Santos e isso me deixa ainda mais feliz”, comentou Michi.
Domingo finalizado
O domingo foi muito movimentado em todos os pontos do evento, principalmente no palco principal, que recebeu a volta do ator Ailton Graça, acompanhado do diretor Silvio Guindane, no painel sobre ‘Mussum, o filmis’.
O grupo Originais do Samba também marcou presença, assim como os dubladores do Homem Aranha: Manolo Rey, Sérgio Cantú e Wirley Contaifer.
Para encerrar o festival com chave de ouro, a Fresno fez o show com maior presença de público na história do evento. Para garantir que todos pudessem acompanhar, a organização instalou um telão do lado de fora do Arcos do Valongo, que ficou completamente tomado pelos fãs da banda emo.