Warning: Undefined array key 0 in /var/www/vhosts/4x4dev.com.br/httpdocs/thmais/wp-content/themes/Newspaper-child/functions.php on line 690

Warning: Undefined array key 0 in /var/www/vhosts/4x4dev.com.br/httpdocs/thmais/wp-content/themes/Newspaper-child/functions.php on line 690
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio
spot_img

compartilhar:

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Obramax, atacarejo de material de construção controlado pelo grupo francês Adeo, tem planos ambiciosos para o Brasil: abrir 26 lojas dentro de três anos, para chegar ao final de 2026 com 30 pontos de venda no país. O investimento deve ficar entre R$ 3 bilhões e R$ 4 bilhões. Parte dos terrenos será comprada e, outra parte, alugada.

“Estamos com 24 projetos em andamento: alguns com o contrato fechado, outros em fase de aprovação, outros em negociação”, disse à reportagem o francês Michael Reins, presidente da Obramax, que inaugura nesta quarta-feira (8) a quarta loja da rede no país, em Piracicaba (SP). As demais estão na Mooca (na zona leste da capital paulista), Praia Grande (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

O Adeo é controlado pela Associação da Família Mulliez (AFM) –um império com cerca de 130 marcas (como Leroy Merlin, Decathlon, Kiabi e Auchan), que emprega mais de 700 mil pessoas no mundo e fatura aproximadamente 100 bilhões de euros por ano (R$ 523 bilhões), segundo o jornal francês Le Monde.

O anúncio de expansão da Obramax não é novo: em fevereiro de 2021, a empresa já havia divulgado investimentos de R$ 1,5 bilhão para abrir 18 lojas até o final de 2025. “A pandemia atrapalhou um pouco a negociação por terrenos, durou mais tempo que o previsto”, diz Reins.

O espaço de uma loja Obramax não é trivial: são cerca de 12 mil metros quadrados, sendo 5.000 para a loja, 3.500 metros quadrados para o drive-thru e 3.000 para o estoque de produtos.

“A ideia de acelerar o crescimento em 2024 é a mesma, mas o grupo Adeo está animado com as perspectivas do mercado brasileiro de construção civil, que ainda é muito fragmentado”, diz Reins. O maior competidor, segundo o executivo, é a própria Leroy Merlin, com cerca de 4% de participação.

Dados da Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), em parceria com o FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), indicam que o faturamento do setor foi de R$ 207,4 bilhões em 2022, com alta 2,5% em relação ao ano anterior.

Diferentemente da Leroy Merlin, um home center voltado às classes A e B com a oferta de serviços de instalação e bricolagem (montagens e reparos feitos pelo próprio público), a Obramax é focada no profissional da construção civil, que atende obras de pequeno e médio porte, e às classes C, D e E, que realizam a própria obra ou reforma.

“Nossa proposta é democratizar o acesso aos materiais de construção, oferecendo produtos entre 30% e 40% mais baratos que a média de mercado”, diz Reins.

A empresa opera com a venda no atacado e no varejo, e conta ainda com uma operação de comércio eletrônico, onde é possível dividir a compra em até 12 vezes com juros de 1% ao mês. A Obramax não tem uma financeira, nem parceria com bancos para oferta de um cartão da loja.

“Percebemos que o nosso público prefere pagar à vista, especialmente se é um profissional que trabalha em mais de uma obra, para não se perder nas contas”, afirma o executivo. “Fazemos de tudo para que o cliente entre, encontre rapidamente o que procura e saia da forma mais desburocratizada possível.”

Na loja da Mooca, onde a reportagem esteve, o ritmo é intenso: empilhadeiras movimentando pallets dentro do ponto de venda, com grande fluxo de clientes, enquanto no drive-thru, para a retirada de mercadorias, um veículo é atendido a cada cinco minutos.

CONTROLADORES TAMBÉM SÃO DONOS DA DECATHLON

A expansão da Obramax nos próximos três anos vai ocorrer nos estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país. “Ainda estamos analisando as regiões Norte e Nordeste”, diz o executivo, que fala um português afiado, graças aos mais de 20 anos de Brasil. Antes da Obramax, ele trabalhou na Castorama e na Leroy Merlin.

“Sou apaixonado pelo Brasil, casado com uma brasileira, com três filhos franco-brasileiros”, diz ele, que só se dedicou à bricolagem quando criança, com o avô, na França. “‘Casa de ferreiro, espeto de pau’, como vocês dizem”, brinca.

Este ano, a Obramax deve ultrapassar R$ 1 bilhão de faturamento, um crescimento de 22% em relação ao ano passado, segundo Reins.

Já o grupo Adeo, da família Mulliez -uma das mais ricas do mundo, que detém participação em outras redes varejistas, como a Decathlon, de materiais esportivos- informa que, em 2022, registrou vendas brutas de 31,5 bilhões de euros (R$ 165 bilhões) com negócios envolvendo a construção civil.

Com presença em 23 países, especialmente na Europa, o Adeo tem, além da Leroy Merlin e da Obramax, os atacarejos de construção Bricoman, Obramat e Tecnomat. É dono ainda da Kbane (especialista em eficiência energética doméstica), Weldom (bricolagem), Bricocenter (faça você mesmo) e Saint Maclou (pisos e revestimentos).

DANIELE MADUREIRA / Folhapress

Família bilionária francesa reforça aposta no atacarejo brasileiro

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Obramax, atacarejo de material de construção controlado pelo grupo francês Adeo, tem planos ambiciosos para o Brasil: abrir 26 lojas dentro de três anos, para chegar ao final de 2026 com 30 pontos de venda no país. O investimento deve ficar entre R$ 3 bilhões e R$ 4 bilhões. Parte dos terrenos será comprada e, outra parte, alugada.

“Estamos com 24 projetos em andamento: alguns com o contrato fechado, outros em fase de aprovação, outros em negociação”, disse à reportagem o francês Michael Reins, presidente da Obramax, que inaugura nesta quarta-feira (8) a quarta loja da rede no país, em Piracicaba (SP). As demais estão na Mooca (na zona leste da capital paulista), Praia Grande (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

- Advertisement -anuncio

O Adeo é controlado pela Associação da Família Mulliez (AFM) –um império com cerca de 130 marcas (como Leroy Merlin, Decathlon, Kiabi e Auchan), que emprega mais de 700 mil pessoas no mundo e fatura aproximadamente 100 bilhões de euros por ano (R$ 523 bilhões), segundo o jornal francês Le Monde.

O anúncio de expansão da Obramax não é novo: em fevereiro de 2021, a empresa já havia divulgado investimentos de R$ 1,5 bilhão para abrir 18 lojas até o final de 2025. “A pandemia atrapalhou um pouco a negociação por terrenos, durou mais tempo que o previsto”, diz Reins.

O espaço de uma loja Obramax não é trivial: são cerca de 12 mil metros quadrados, sendo 5.000 para a loja, 3.500 metros quadrados para o drive-thru e 3.000 para o estoque de produtos.

“A ideia de acelerar o crescimento em 2024 é a mesma, mas o grupo Adeo está animado com as perspectivas do mercado brasileiro de construção civil, que ainda é muito fragmentado”, diz Reins. O maior competidor, segundo o executivo, é a própria Leroy Merlin, com cerca de 4% de participação.

Dados da Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), em parceria com o FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), indicam que o faturamento do setor foi de R$ 207,4 bilhões em 2022, com alta 2,5% em relação ao ano anterior.

Diferentemente da Leroy Merlin, um home center voltado às classes A e B com a oferta de serviços de instalação e bricolagem (montagens e reparos feitos pelo próprio público), a Obramax é focada no profissional da construção civil, que atende obras de pequeno e médio porte, e às classes C, D e E, que realizam a própria obra ou reforma.

“Nossa proposta é democratizar o acesso aos materiais de construção, oferecendo produtos entre 30% e 40% mais baratos que a média de mercado”, diz Reins.

A empresa opera com a venda no atacado e no varejo, e conta ainda com uma operação de comércio eletrônico, onde é possível dividir a compra em até 12 vezes com juros de 1% ao mês. A Obramax não tem uma financeira, nem parceria com bancos para oferta de um cartão da loja.

“Percebemos que o nosso público prefere pagar à vista, especialmente se é um profissional que trabalha em mais de uma obra, para não se perder nas contas”, afirma o executivo. “Fazemos de tudo para que o cliente entre, encontre rapidamente o que procura e saia da forma mais desburocratizada possível.”

Na loja da Mooca, onde a reportagem esteve, o ritmo é intenso: empilhadeiras movimentando pallets dentro do ponto de venda, com grande fluxo de clientes, enquanto no drive-thru, para a retirada de mercadorias, um veículo é atendido a cada cinco minutos.

CONTROLADORES TAMBÉM SÃO DONOS DA DECATHLON

A expansão da Obramax nos próximos três anos vai ocorrer nos estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país. “Ainda estamos analisando as regiões Norte e Nordeste”, diz o executivo, que fala um português afiado, graças aos mais de 20 anos de Brasil. Antes da Obramax, ele trabalhou na Castorama e na Leroy Merlin.

“Sou apaixonado pelo Brasil, casado com uma brasileira, com três filhos franco-brasileiros”, diz ele, que só se dedicou à bricolagem quando criança, com o avô, na França. “‘Casa de ferreiro, espeto de pau’, como vocês dizem”, brinca.

Este ano, a Obramax deve ultrapassar R$ 1 bilhão de faturamento, um crescimento de 22% em relação ao ano passado, segundo Reins.

Já o grupo Adeo, da família Mulliez -uma das mais ricas do mundo, que detém participação em outras redes varejistas, como a Decathlon, de materiais esportivos- informa que, em 2022, registrou vendas brutas de 31,5 bilhões de euros (R$ 165 bilhões) com negócios envolvendo a construção civil.

Com presença em 23 países, especialmente na Europa, o Adeo tem, além da Leroy Merlin e da Obramax, os atacarejos de construção Bricoman, Obramat e Tecnomat. É dono ainda da Kbane (especialista em eficiência energética doméstica), Weldom (bricolagem), Bricocenter (faça você mesmo) e Saint Maclou (pisos e revestimentos).

DANIELE MADUREIRA / Folhapress

COMPARTILHAR:

spot_img
spot_img

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS

Thmais
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.