Warning: Undefined array key 0 in /var/www/vhosts/4x4dev.com.br/httpdocs/thmais/wp-content/themes/Newspaper-child/functions.php on line 690

Warning: Undefined array key 0 in /var/www/vhosts/4x4dev.com.br/httpdocs/thmais/wp-content/themes/Newspaper-child/functions.php on line 690
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio
spot_img

compartilhar:

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A falta de energia em mais de 2 milhões de imóveis na região metropolitana de São Paulo entre a sexta-feira passada (3) e a última terça-feira (7) afetou o desempenho do varejo a pouco mais de um mês para o Natal e às vésperas da Black Friday.

Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado, que acompanha mensalmente a evolução de mais de 900 mil varejistas do país, o apagão em São Paulo provocou queda de 6,4% no faturamento. A comparação é com período similar de 2022 (4 a 8 de novembro).

Carlos Alves, vice-presidente de tecnologia e negócios da Cielo, diz que diferentes setores, dos 18 mapeados, foram atingidos em um final de semana em que a capital recebia grandes eventos, como o GP de Fórmula 1, e com feriado prolongado.

O índice mostra que, até a queda de energia no período da tarde, o varejo paulistano apresentava desempenho 14% superior em relação à sexta-feira comparável do ano passado. Após a queda de energia, houve queda de 12,5%. Ainda assim, o saldo daquele dia ficou positivo, em 2,1%.

Já no sábado, dia tradicionalmente forte para o comércio, a retração nas vendas chegou a 14%. Conforme o fornecimento de luz se normalizava pela cidade, o efeito diminui, mas ainda assim foi sentido no domingo (-7,0%), na segunda-feira (-6,8%) e na terça-feira (-5,5%).

O apagão começou no meio da tarde da última sexta (3), após tempestade com rajadas de vento de mais de 100km/h. Nesta sexta (10), praticamente todos os clientes impactados (99,99%) estavam com o fornecimento de energia restabelecido, segundo nota da Enel.

O setor mais afetado durante os cinco dias de apagão foi o de bares e restaurantes, com queda de 13,7% no faturamento. Na sequência, estão drogarias e farmácias (-10,9%) e vestuário (-9,4%). Os supermercados e hipermercados foi um dos menos afetados, com retração de 0,4%.

O índice não é uma prévia do faturamento para o mês de novembro, pois as vendas podem ter ficado represadas para os dias após apagão.

Novembro é um dos meses de destaque para o varejo. No ano passado, a Black Friday dividiu a atenção com as eleições e a Copa do Mundo, o que, segundo lojistas, afetou as vendas. Para este ano, as expectativas com as vendas são altas.

Pesquisa da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) encomendada ao Instituto Datafolha, aponta que 49% dos brasileiros pretendem realizar compras de produtos ou serviços nesta Black Friday.

Em média, os consumidores planejam gastar R$ 1.380 na data, movimentando um valor total de R$ 15,5 bilhões.

ANA PAULA BRANCO / Folhapress

Varejo faturou 6,4% menos durante o apagão em São Paulo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A falta de energia em mais de 2 milhões de imóveis na região metropolitana de São Paulo entre a sexta-feira passada (3) e a última terça-feira (7) afetou o desempenho do varejo a pouco mais de um mês para o Natal e às vésperas da Black Friday.

Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado, que acompanha mensalmente a evolução de mais de 900 mil varejistas do país, o apagão em São Paulo provocou queda de 6,4% no faturamento. A comparação é com período similar de 2022 (4 a 8 de novembro).

- Advertisement -anuncio

Carlos Alves, vice-presidente de tecnologia e negócios da Cielo, diz que diferentes setores, dos 18 mapeados, foram atingidos em um final de semana em que a capital recebia grandes eventos, como o GP de Fórmula 1, e com feriado prolongado.

O índice mostra que, até a queda de energia no período da tarde, o varejo paulistano apresentava desempenho 14% superior em relação à sexta-feira comparável do ano passado. Após a queda de energia, houve queda de 12,5%. Ainda assim, o saldo daquele dia ficou positivo, em 2,1%.

Já no sábado, dia tradicionalmente forte para o comércio, a retração nas vendas chegou a 14%. Conforme o fornecimento de luz se normalizava pela cidade, o efeito diminui, mas ainda assim foi sentido no domingo (-7,0%), na segunda-feira (-6,8%) e na terça-feira (-5,5%).

O apagão começou no meio da tarde da última sexta (3), após tempestade com rajadas de vento de mais de 100km/h. Nesta sexta (10), praticamente todos os clientes impactados (99,99%) estavam com o fornecimento de energia restabelecido, segundo nota da Enel.

O setor mais afetado durante os cinco dias de apagão foi o de bares e restaurantes, com queda de 13,7% no faturamento. Na sequência, estão drogarias e farmácias (-10,9%) e vestuário (-9,4%). Os supermercados e hipermercados foi um dos menos afetados, com retração de 0,4%.

O índice não é uma prévia do faturamento para o mês de novembro, pois as vendas podem ter ficado represadas para os dias após apagão.

Novembro é um dos meses de destaque para o varejo. No ano passado, a Black Friday dividiu a atenção com as eleições e a Copa do Mundo, o que, segundo lojistas, afetou as vendas. Para este ano, as expectativas com as vendas são altas.

Pesquisa da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) encomendada ao Instituto Datafolha, aponta que 49% dos brasileiros pretendem realizar compras de produtos ou serviços nesta Black Friday.

Em média, os consumidores planejam gastar R$ 1.380 na data, movimentando um valor total de R$ 15,5 bilhões.

ANA PAULA BRANCO / Folhapress

COMPARTILHAR:

spot_img
spot_img

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS

Thmais
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.