2º  Encontro de Artes Convergentes começa amanhã

Uma das grandes motivações para a realização deste segundo encontro,  é abordar e discutir a questão “Até onde podemos chegar com a convergência entre áreas artísticas”.

0
4

De 12 a 17 de junho Ribeirão Preto vai sediar o 2º  Encontro de Artes Convergentes. O encontro tem o objetivo de promover a aproximação de ideias e de saberes das áreas de teatro, dança e circo em um encontro composto por mais de 45 artistas das três áreas vindos de várias regiões em imersão de atividades que incluem residências, vivências, mesas de debate e apresentações, abrindo também uma via de relação com o público de Ribeirão Preto e essas áreas em convergência.

O evento foi criado em 2016, a partir da necessidade de movimentação das artes cênicas em Ribeirão Preto, tendo como proposta de formação, impulsão e intercâmbio entre os participantes, ministrantes, público, espaços e a própria cidade. “Na primeira edição reunimos artistas de teatro, dança e circo de diversas regiões do estado e do país. Tivemos a presença da performer Clara Lee Lundberg, que conduziu uma vivência performática, residências e apresentações de espetáculos dos grupos referências no estado de São Paulo: Quatroloscinco (teatro), Cia Sansacroma (dança) e do palhaço Biribinha (circo), entre outras tantas participações e atividades realizadas em Ribeirão Preto”, relembra Anna Casanova, produtora do encontro.

Uma das grandes motivações para a realização deste segundo encontro,  é abordar e discutir a questão “Até onde podemos chegar com a convergência entre áreas artísticas”. “Provocar a reflexão e o debate acerca desta questão tem o intuito de promover a convergência entre áreas, discutir as divergências e como elas podem se dar juntas, quais as nuances dessas relações, como cada uma interfere ou poderia interferir na outra e quais as consequências artísticas do fortalecimento dessas relações”, explica Flávio Racy, que também é produtor do encontro. O 2o Encontro de Artes Convergentes apresenta uma programação com mesas de debates, vivência em performance, residência (dança, teatro e circo), troca de saberes, cabaré multi-linguagens, circo de encontros, e espetáculos (dança, teatro e circo). Neste ano, o encontro contará com a participação do Grupo Contadores de Mentiras (teatro), Grupo VÃO (dança), Caravana Tapioca (circo) e um/uma performer ainda a definir