Warning: Undefined array key 0 in /var/www/vhosts/4x4dev.com.br/httpdocs/thmais/wp-content/themes/Newspaper-child/functions.php on line 690

Warning: Undefined array key 0 in /var/www/vhosts/4x4dev.com.br/httpdocs/thmais/wp-content/themes/Newspaper-child/functions.php on line 690
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio
spot_img

compartilhar:

A educação brasileira foi duramente atingida pela pandemia de COVID-19 e enfrentou cortes de orçamento, alta evasão e desigualdade no acesso às tecnologias para a continuidade dos alunos nas aulas remotas. Mesmo assim, o nível de aprendizado se manteve estável, de acordo com o novo relatório do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).

Foram 700 mil estudantes de 81 países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que fizeram as avaliações. No Brasil, as provas foram aplicadas em todo o país para estudantes do 7º do ensino fundamental.

Enquanto a pontuação do nível de aprendizado em português e ciências subiu em um ponto, o aprendizado em matemática caiu cinco pontos desde a última avaliação, realizada em 2018, ou seja, antes da pandemia. Atualmente o país tem nota 379 em matemática, enquanto países como Japão, Singapura e Suíça tiveram desempenho entre 487 e 575.

O relatório aponta que nações com melhores notas são as que mantiveram as escolas fechadas por menos tempo durante o confinamento, proporcionaram ensino à distância e deram apoio contínuo aos professores e pais.

Segundo Daiane Zanon, Gerente de Dados, Avaliação e Monitoramento no Instituto Ayrton Senna, em entrevista ao Jornal Novabrasil, a queda do desempenho dos alunos brasileiros em matemática foi dentro do aceitável. Mas afirmou, que o resultado reforça que o país vem de uma série histórica com mal desempenho:

 “O sistema brasileiro foi resiliente durante a pandemia e conseguiu, pelo menos, manter o conhecimento dos estudantes, embora o país tenha sido o que teve escolas fechadas por mais tempo [durante a pandemia].”

Na avaliação em matemática, as nações da OCDE tiveram queda de 15 pontos no desempenho, em média. Porém, enquanto nos demais países membros do bloco cerca de 70% dos alunos estão preparados para enfrentar os desafios da sociedade, e por isso têm notas melhores, no Brasil, a parcela dos estudantes aptos para aplicar os conhecimentos durante o cotidiano é de 27%.

Nossos estudantes não estão sendo preparados para fazer esse tipo de prova e, consequentemente, viver na sociedade de forma plena. É que já não estávamos ensinando o que eles deveriam aprender”, pontuou ao ressaltar que desde 2009 os resultados seguem bem inferiores à média da OCDE.

A analista também chamou a atenção para o fato de que Brasil precisa ter investimento em professores, desde a jornada na graduação, em licenciatura em pedagogia, até quando está dentro da sala de aula. “Ele precisa da formação continuada e da condição de trabalho. O Brasil é um país onde mais se tem disciplina, alunos inquietos ou se interrompe muito a aula”.

“Nossos estudantes não estão sendo preparados para viver na sociedade de forma plena”

Desempenho em matemática dos alunos do ensino fundamental no Brasil se mantém estável durante a pandemia. Foto: Giovanna Corneli/Pibabay.

A educação brasileira foi duramente atingida pela pandemia de COVID-19 e enfrentou cortes de orçamento, alta evasão e desigualdade no acesso às tecnologias para a continuidade dos alunos nas aulas remotas. Mesmo assim, o nível de aprendizado se manteve estável, de acordo com o novo relatório do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).

Foram 700 mil estudantes de 81 países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que fizeram as avaliações. No Brasil, as provas foram aplicadas em todo o país para estudantes do 7º do ensino fundamental.

- Advertisement -anuncio

Enquanto a pontuação do nível de aprendizado em português e ciências subiu em um ponto, o aprendizado em matemática caiu cinco pontos desde a última avaliação, realizada em 2018, ou seja, antes da pandemia. Atualmente o país tem nota 379 em matemática, enquanto países como Japão, Singapura e Suíça tiveram desempenho entre 487 e 575.

O relatório aponta que nações com melhores notas são as que mantiveram as escolas fechadas por menos tempo durante o confinamento, proporcionaram ensino à distância e deram apoio contínuo aos professores e pais.

Segundo Daiane Zanon, Gerente de Dados, Avaliação e Monitoramento no Instituto Ayrton Senna, em entrevista ao Jornal Novabrasil, a queda do desempenho dos alunos brasileiros em matemática foi dentro do aceitável. Mas afirmou, que o resultado reforça que o país vem de uma série histórica com mal desempenho:

 “O sistema brasileiro foi resiliente durante a pandemia e conseguiu, pelo menos, manter o conhecimento dos estudantes, embora o país tenha sido o que teve escolas fechadas por mais tempo [durante a pandemia].”

Na avaliação em matemática, as nações da OCDE tiveram queda de 15 pontos no desempenho, em média. Porém, enquanto nos demais países membros do bloco cerca de 70% dos alunos estão preparados para enfrentar os desafios da sociedade, e por isso têm notas melhores, no Brasil, a parcela dos estudantes aptos para aplicar os conhecimentos durante o cotidiano é de 27%.

Nossos estudantes não estão sendo preparados para fazer esse tipo de prova e, consequentemente, viver na sociedade de forma plena. É que já não estávamos ensinando o que eles deveriam aprender”, pontuou ao ressaltar que desde 2009 os resultados seguem bem inferiores à média da OCDE.

A analista também chamou a atenção para o fato de que Brasil precisa ter investimento em professores, desde a jornada na graduação, em licenciatura em pedagogia, até quando está dentro da sala de aula. “Ele precisa da formação continuada e da condição de trabalho. O Brasil é um país onde mais se tem disciplina, alunos inquietos ou se interrompe muito a aula”.

COMPARTILHAR:

spot_img
spot_img

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS

Thmais
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.