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Quase 24h depois da tempestade que assolou a Baixada Santista, o cenário é de uma série de reparos. Árvores caídas, pedaços de placas e telhados e postes tem sido removidos. Mas a população da Região quer saber uma única resposta: cadê a energia?

Desde as primeiras horas deste sábado (04/11), moradores de alguns pontos da Baixada ainda não tiveram a energia elétrica restabelecida. Além disso, também se queixam da falta de serviços de telefonia e internet.

Em Santos, por exemplo, equipes de diferentes setores da Prefeitura, formadas por mais de 250 profissionais, estão atuando na desobstrução de vias, restabelecimento do fornecimento de energia elétrica junto com a concessionária CPFL e retirada das 63 árvores caídas após tempestade no final da tarde de sexta (03/11). De acordo com a Praticagem, foram registradas rajadas de vento de até 151 km/h.

Ainda segundo a administração, também foram registradas quedas de estruturas. Todos os locais avariados foram isolados e passarão por vistorias dos órgãos municipais competentes e do Corpo de Bombeiros. Não houve registro de vítimas.

Trabalho de rescaldo em áreas de encostas, vias e logradouros públicos com a retirada de galhos e troncos de vegetais atingidos pelo temporal tem sido feitos. Até as 11 horas deste sábado, mais de 70% dos locais já foram desobstruídos. Os trabalhos continuarão até a noite deste sábado, mas também no domingo (05/11), se necessário.

O índice pluviométrico das últimas 72 horas é 26,0 mm. Acumulado do mês, 41,0 mm. Os morros estão em estado de observação.

Respostas

A CPFL Piratininga respondeu que desde as primeiras horas após o temporal, equipes estão trabalhando sem parar para realizar os reparos ao sistema que foi severamente danificado com o temporal de sexta.

Segundo a companhia , a grande maioria dos clientes já está com a energia normalizada e a previsão é que todo o sistema esteja funcionando ainda neste sábado.

Já a Elektro informou que os municípios atendidos pela empresa (Bertioga, Guarujá, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe) estão com 97% da energia restabelecida, restando apenas locais pontuais. Os trabalhos foram intensificador para garantir o fornecimento normal.

O Procon-SP informou que os clientes que tiveram prejuízos com a queda de energia devem entrar em contato imediato com a companhia de energia, exigindo a não cobrança das horas que a população ficou sem energia. A redução deve estar informada com clareza na próxima fatura.

Já para quem teve algum aparelho danificado com a queda de energia, o Procon orienta que o cliente peça o ressarcimento. Contudo, desde que a pessoa mostre por meio de foto ou vídeo, imagens dos problemas e também da nota fiscal, caso esteja dentro do prazo de validade, alegando o prejuízo obtido.

O consumidor também deve registrar a data e a hora do impacto e do prejuízo que teve com o eletrodoméstico danificado. Cabe a empresa fazer a vistoria e a inspeção, registrando e confirmando o problema ocorrido. Além disso, é necessário abrir um processo específico para a inspeção e depois fazer o ressarcimento.

Cadê a luz? Baixada Santista tem pontos sem energia elétrica quase 24h depois da tempestade e trabalhos por reparos continuam

Quase 24h depois da tempestade que assolou a Baixada Santista, o cenário é de uma série de reparos. Árvores caídas, pedaços de placas e telhados e postes tem sido removidos. Mas a população da Região quer saber uma única resposta: cadê a energia?

Desde as primeiras horas deste sábado (04/11), moradores de alguns pontos da Baixada ainda não tiveram a energia elétrica restabelecida. Além disso, também se queixam da falta de serviços de telefonia e internet.

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Em Santos, por exemplo, equipes de diferentes setores da Prefeitura, formadas por mais de 250 profissionais, estão atuando na desobstrução de vias, restabelecimento do fornecimento de energia elétrica junto com a concessionária CPFL e retirada das 63 árvores caídas após tempestade no final da tarde de sexta (03/11). De acordo com a Praticagem, foram registradas rajadas de vento de até 151 km/h.

Ainda segundo a administração, também foram registradas quedas de estruturas. Todos os locais avariados foram isolados e passarão por vistorias dos órgãos municipais competentes e do Corpo de Bombeiros. Não houve registro de vítimas.

Trabalho de rescaldo em áreas de encostas, vias e logradouros públicos com a retirada de galhos e troncos de vegetais atingidos pelo temporal tem sido feitos. Até as 11 horas deste sábado, mais de 70% dos locais já foram desobstruídos. Os trabalhos continuarão até a noite deste sábado, mas também no domingo (05/11), se necessário.

O índice pluviométrico das últimas 72 horas é 26,0 mm. Acumulado do mês, 41,0 mm. Os morros estão em estado de observação.

Respostas

A CPFL Piratininga respondeu que desde as primeiras horas após o temporal, equipes estão trabalhando sem parar para realizar os reparos ao sistema que foi severamente danificado com o temporal de sexta.

Segundo a companhia , a grande maioria dos clientes já está com a energia normalizada e a previsão é que todo o sistema esteja funcionando ainda neste sábado.

Já a Elektro informou que os municípios atendidos pela empresa (Bertioga, Guarujá, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe) estão com 97% da energia restabelecida, restando apenas locais pontuais. Os trabalhos foram intensificador para garantir o fornecimento normal.

O Procon-SP informou que os clientes que tiveram prejuízos com a queda de energia devem entrar em contato imediato com a companhia de energia, exigindo a não cobrança das horas que a população ficou sem energia. A redução deve estar informada com clareza na próxima fatura.

Já para quem teve algum aparelho danificado com a queda de energia, o Procon orienta que o cliente peça o ressarcimento. Contudo, desde que a pessoa mostre por meio de foto ou vídeo, imagens dos problemas e também da nota fiscal, caso esteja dentro do prazo de validade, alegando o prejuízo obtido.

O consumidor também deve registrar a data e a hora do impacto e do prejuízo que teve com o eletrodoméstico danificado. Cabe a empresa fazer a vistoria e a inspeção, registrando e confirmando o problema ocorrido. Além disso, é necessário abrir um processo específico para a inspeção e depois fazer o ressarcimento.

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