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Santos sediou a 9ª edição do seminário ‘Hidrovias Já, onde o objetivo foi debater a necessidade de implantar o transporte por meio de hidrovias na Baixada Santista. O evento aconteceu na sede da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS), nesta terça-feira (15) e o tema principal ‘Indústria & Porto – Desenvolvimento Industrial Integrado a Portos Fluviais’.

Segundo o prefeito Rogério Santos (PSDB), a intenção é resgatar o transporte hidroviário como alternativa e garantir uma metropolização da região.

“Já fazemos esse tipo de transporte dentro do Município, assim como a ligação metropolitana, e queremos estimular esse modal. Na entrada de Santos, pela Rodovia Anchieta, passam mais de 15 mil caminhões diariamente, com tráfego intenso, temos o polo industrial de Cubatão, temos o futuro aeroporto metropolitano de Guarujá e tudo isso precisa estar integrado. A hidrovia é fundamental e já existem vários estudos e o que a gente precisa agora é tirar do papel”, conta.

Ainda de acordo com o chefe do Executivo, todos os municípios da região devem trabalhar para que os investimentos do recém-lançado Plano de Aceleração de Crescimento (PAC), do Governo Federal, venham para a implantação de hidrovias na região.

Para o secretário nacional de Portos, Fabrizio Pierdomêncio, a vinda destes recursos depende de estudos de viabilidade.

“Hidrovias são um compromisso do ministro de Portos e Aeroportos Márcio França. Estamos projetando um investimento nelas de R$ 4,1 bilhões até 2026 com o PAC. A primeira grande política pública é essa e, juntamente com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), estamos iniciando o processo de modelagem de concessão de hidrovias e será um segundo passo importante da política pública pensar nisso. Estudos mostram que nós temos uma capacidade de quase centenas de quilômetros para explorar essa modulação de passageiros e cargas.”

“Se nós estamos discutindo a possibilidade de uma segunda pista e o estudo de um novo modal, através das hidrovias, é porque nós estamos produzindo, os números são positivos e os nossos modais atuais – ferrovia e rodovia – estão esgotados. Isso quer dizer que estamos crescendo e buscando outras alternativas. E a hidrovia se apresenta com total potencial. Temos 42km de hidrovias que poderão ser exploradas”, destaca o diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos Anderson Pomini.

A abertura do evento também contou com a presença dos secretários municipais de Porto e Emprego, Bruno Orlandi, de Meio Ambiente, Marcos Libório, e de Desenvolvimento Urbano, Glaucus Farinello, além do prefeito de Guarujá, Valter Suman, entre outras autoridades do setor.

Debate sobre implantação de hidrovias é debatido em Santos

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

Santos sediou a 9ª edição do seminário ‘Hidrovias Já, onde o objetivo foi debater a necessidade de implantar o transporte por meio de hidrovias na Baixada Santista. O evento aconteceu na sede da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS), nesta terça-feira (15) e o tema principal ‘Indústria & Porto – Desenvolvimento Industrial Integrado a Portos Fluviais’.

Segundo o prefeito Rogério Santos (PSDB), a intenção é resgatar o transporte hidroviário como alternativa e garantir uma metropolização da região.

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“Já fazemos esse tipo de transporte dentro do Município, assim como a ligação metropolitana, e queremos estimular esse modal. Na entrada de Santos, pela Rodovia Anchieta, passam mais de 15 mil caminhões diariamente, com tráfego intenso, temos o polo industrial de Cubatão, temos o futuro aeroporto metropolitano de Guarujá e tudo isso precisa estar integrado. A hidrovia é fundamental e já existem vários estudos e o que a gente precisa agora é tirar do papel”, conta.

Ainda de acordo com o chefe do Executivo, todos os municípios da região devem trabalhar para que os investimentos do recém-lançado Plano de Aceleração de Crescimento (PAC), do Governo Federal, venham para a implantação de hidrovias na região.

Para o secretário nacional de Portos, Fabrizio Pierdomêncio, a vinda destes recursos depende de estudos de viabilidade.

“Hidrovias são um compromisso do ministro de Portos e Aeroportos Márcio França. Estamos projetando um investimento nelas de R$ 4,1 bilhões até 2026 com o PAC. A primeira grande política pública é essa e, juntamente com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), estamos iniciando o processo de modelagem de concessão de hidrovias e será um segundo passo importante da política pública pensar nisso. Estudos mostram que nós temos uma capacidade de quase centenas de quilômetros para explorar essa modulação de passageiros e cargas.”

“Se nós estamos discutindo a possibilidade de uma segunda pista e o estudo de um novo modal, através das hidrovias, é porque nós estamos produzindo, os números são positivos e os nossos modais atuais – ferrovia e rodovia – estão esgotados. Isso quer dizer que estamos crescendo e buscando outras alternativas. E a hidrovia se apresenta com total potencial. Temos 42km de hidrovias que poderão ser exploradas”, destaca o diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos Anderson Pomini.

A abertura do evento também contou com a presença dos secretários municipais de Porto e Emprego, Bruno Orlandi, de Meio Ambiente, Marcos Libório, e de Desenvolvimento Urbano, Glaucus Farinello, além do prefeito de Guarujá, Valter Suman, entre outras autoridades do setor.

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