O Voleibol Adaptado para a Terceira Idade na AABB Santos deu um show de esporte, cidadania e inclusão social. A equipe garantiu o terceiro lugar na primeira edição do Campeonato Sul-americano de Vôlei Adaptado, em Salto, Interior de São Paulo, na categoria 45+. Já na categoria entre as equipes de 58+ e 68+ levaram o título.
De acordo com a entidade, o vôlei adaptado é mais do que um esporte. “É uma ferramenta de transformação, inclusão e superação. Atletas com mais de 50 anos encontram autoestima, bem-estar e convívio social, participando de treinamentos e competições, mostrando que a idade é apenas um número”.
Em razão do vôlei, a AABB Santos explica que o jogo foi adaptado para garantir segurança e prazer, melhorando a qualidade de vida social, coordenação motora, agilidade e ganhos cognitivos.

“Com o passar dos anos a equipe da AABB Santos conquistou títulos em diversas categorias, tornando-se popular entre a Terceira Idade, inclusive tivemos a honra de participar do primeiro Campeonato Sul-americano de Vôlei Adaptado. Equipes do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai participaram da cerimônia de abertura”, detalha.
“Finalizamos o campeonato com excelentes colocações: a categoria 45+ conquistou o 3º lugar, e a AABB se consagrou campeã sul-americana com as equipes 58+ e 68+”.
Ainda de acordo com a AABB de Santos, o apoio público e privado é crucial para garantir o crescimento contínuo da modalidade, com instalações adequadas e patrocínios para competições regionais, estaduais e nacionais. Isso torna o Voleibol Adaptado ainda mais acessível e inclusivo.