O Centro de Santos está em festa nesta segunda-feira (23/10), devido ao dia em que Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé nasceu. Diversas homenagens estão programadas, sendo que uma das atrações é a inauguração do Bonde Pelé. Ele vai integrar a linha turística do Centro Histórico de Santos.
Segundo a prefeitura, a apresentação será às 11h30, na Estação do Valongo. Informações gerais e sobre ingressos podem ser conferidos aqui. Se estivesse vivo, Pelé completaria 83 anos. Mas embora o falecimento, ocorrido em 29 de dezembro de 2022, o Rei do Futebol é eterno e permanece vivo na memória dos torcedores e demais admiradores.

O bonde elétrico passou por uma grande transformação e virou uma espécie de “museu ambulante”, onde é contada a história do ex-jogador, que despontou para o mundo a partir de Santos Futebol Clube, ao qual chegou ainda garoto.
Momentos diversos da trajetória compõem o novo layout do bonde. A começar pelo número que substitui o 193 original. Agora está numerado como 1.283, que corresponde ao total de gols feitos por Pelé, recorde reconhecido pelo Guinness Book.
A arte nas laterais do veículo estampa esse novo número em meio a cerca de 20 fotos do jogador em campo pelo Santos e a Seleção Brasileira; em jogo da Seleção Paulista x Seleção Carioca; ao lado de companheiros e grandes nomes do futebol, como Garrincha, e no ato de assinatura do primeiro contrato, entre outros registros.
Também não faltam referências à Taça Jules Rimet (conquistada em definitivo pelo Brasil ao tornar-se tricampeão mundial, em 1970), à famosa comemoração de gols com o soco no ar e à jogada de bicicleta.
O restauro
O bonde estilizado em homenagem a Pelé tem quase 100 anos. É original do sistema de bondes da cidade do Porto, em Portugal, e passou por minucioso processo de restauro para estar à altura de ostentar o nome do Rei do Futebol. Entre restauração, reforma e produção do novo layout foi quase um ano de serviços para o relançamento.
O trabalho estrutural foi todo feito pela equipe de manutenção da CET-Santos e incluiu a substituição de diversas estruturas de madeira, além da revisão completa dos sistemas de elétrica e mecânica. Na parte interna, a reforma preservou os acabamentos originais do histórico veículo.
Os bancos de passageiros, por exemplo, foram recuperados em detalhes, sendo mantido o sistema de 1905 que possibilita ao usuário selecionar o sentido da viagem (virar o banco de acordo com a direção do passeio).
Para a equipe de elétrica, marcenaria, carpintaria, funilaria e pintura da CET foi mais um grande desafio reformar o antigo elétrico, preservando as características originais e conciliando a utilização de materiais atuais.
Em sua nova versão, o Bonde Pelé traz modernidade também. O veículo contará com dois aparelhos de TV (um na parte da frente e outro na dos fundos) de 24 polegadas cada, que vão exibir, durante o passeio dois vídeos. Um sobre a história e carreira do jogador e outro sobre o Museu Pelé, localizado no Valongo.