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Mais um importante passo para iniciar as obras de implantação da ligação seca Santos/Guarujá, por meio do túnel submerso foi dado. Nesta sexta-feira (18), foi lançada oficialmente a Frente Parlamentar Mista da Ligação Seca Santos-Guarujá (FPLS), pelo deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), criador e presidente da iniciativa no Congresso Nacional.

Segundo o parlamentar, a ideia é que com o túnel pronto, haverá o benefício para os quase 2 milhões de moradores da Baixada Santista. Além disso, vai melhorar a mobilidade urbana e a vida de moradores e turistas de toda a Região, embora os santistas e guarujaenses sejam os principais beneficiados.

Mais de 400 autoridades das esferas municipal, estadual e federal, vieram ao Casa Grande Hotel, onde o evento foi realizado.

“Temos um meio de transporte ultrapassado entre as cidades, e nós sabemos da importância de um trajeto menor tanto para as pessoas quanto para os caminhões que fazem o transporte de cargas para o Porto de Santos. Por isso devemos deixar as divergências políticas de lado e focar no que é realmente importante para a população”, afirmou Paulo Alexandre.

Ainda segundo o deputado, as participações do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, e do governador do Estado, Tarcísio de Freitas, na articulação da obra, são essenciais já que que será realizada em parceria entre as esferas Federal e Estadual.

Já o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, chamou o lançamento de “momento histórico”.

“E se chegamos até aqui, é muito devido a liderança do Paulo, que não é de hoje que trabalha por esse projeto. Essa obra garante integração entre as cidades, bem como sustentabilidade, devido a redução de emissão de gás carbônico pelos caminhões e, claro, pensa no social: milhares de pessoas de Guarujá, que moram em locais inadequados, serão realocadas com a construção desse empreendimento”, concluiu.

“É um tema muito importante não só para a Baixada Santista ou para o Estado, mas para todo o Brasil. Do ponto de vista ambiental, já há licença prévia; temos um bom projeto, o que garante uma parte técnica praticamente resolvida; e do ponto de vista econômico, já há recursos no Caixa da APS, além de inclusão em programas federais e estaduais”, destacou o secretário-executivo de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo.

Isper ainda lembrou que, a obra antes cotada em cerca de R$ 6 bilhões, será reorçada, prevendo a contribuição das esferas federal, estadual e a concessão à iniciativa privada. O prazo de licitação permanece o mesmo: para o fim do próximo ano, com previsão de entrega para 2028.

Já o prefeito de Guarujá, Válter Suman (PSB), destacou a importância da obra para melhora da mobilidade entre as cidades. “A Baixada Santista é uma irmandade, e com essa comunhão de esforços reforçada pela Frente Paramentar, buscaremos o melhor para a nossa região.

Vamos, juntos, escrever essa história, porque o Paulo Alexandre tem em sua trajetória o costume de mostrar soluções para problemas históricos, o que deve ser o papel de um gestor público”.

“Acompanhei, em 2011, a criação da Frente Parlamentar na esfera Estadual, quando o Paulo ainda era deputado no Estado, e afirmo que, se não fosse essa iniciativa lá atrás, hoje não teríamos projeto executivo e nem licenças ambientais. É um projeto que nasceu há muito tempo e que se aproxima da realização graças a atuação desse importante articulador entre governos”, lembrou o prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB).

O presidente do Conselho de Desenvolvimento do Guarujá, Heitor Gonzalez, destacou a oportunidade de as organizações da Sociedade Civil participarem do processo. “Esse evento é um marco, pois foi-se o tempo em que a Sociedade Civil observava, de longe, os governos tomando decisões. Hoje, nós escreveremos juntos o futuro da Baixada Santista, pois nos colocamos a disposição para contribuir com a gestão de projetos como esse, que alavancam nossos setores turístico e portuário”, finalizou.

Já o presidente da Associação Comercial de Santos, Mauro Sammarco, destacou a janela de oportunidades criada no Governo Federal, com a expressiva quantidade de parlamentares que conhecem as necessidade da região.

“Sabemos da importância dessa obra para o turismo e para as atividades do Porto de Santos, o maior da América Latina. Nossa região merece investimentos e, com essa conjunção de fatores, com tantas pessoas empenhadas para concretizar esse sonho, tenho certeza de que logo começará a execução dessa obra”, concluiu.

Confira a reportagem completa de Fernando Degáspari e imagens de Marco Aurélio

Frente Parlamentar reforça o compromisso para o início das obras do túnel Santos/Guarujá

Mais um importante passo para iniciar as obras de implantação da ligação seca Santos/Guarujá, por meio do túnel submerso foi dado. Nesta sexta-feira (18), foi lançada oficialmente a Frente Parlamentar Mista da Ligação Seca Santos-Guarujá (FPLS), pelo deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), criador e presidente da iniciativa no Congresso Nacional.

Segundo o parlamentar, a ideia é que com o túnel pronto, haverá o benefício para os quase 2 milhões de moradores da Baixada Santista. Além disso, vai melhorar a mobilidade urbana e a vida de moradores e turistas de toda a Região, embora os santistas e guarujaenses sejam os principais beneficiados.

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Mais de 400 autoridades das esferas municipal, estadual e federal, vieram ao Casa Grande Hotel, onde o evento foi realizado.

“Temos um meio de transporte ultrapassado entre as cidades, e nós sabemos da importância de um trajeto menor tanto para as pessoas quanto para os caminhões que fazem o transporte de cargas para o Porto de Santos. Por isso devemos deixar as divergências políticas de lado e focar no que é realmente importante para a população”, afirmou Paulo Alexandre.

Ainda segundo o deputado, as participações do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, e do governador do Estado, Tarcísio de Freitas, na articulação da obra, são essenciais já que que será realizada em parceria entre as esferas Federal e Estadual.

Já o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, chamou o lançamento de “momento histórico”.

“E se chegamos até aqui, é muito devido a liderança do Paulo, que não é de hoje que trabalha por esse projeto. Essa obra garante integração entre as cidades, bem como sustentabilidade, devido a redução de emissão de gás carbônico pelos caminhões e, claro, pensa no social: milhares de pessoas de Guarujá, que moram em locais inadequados, serão realocadas com a construção desse empreendimento”, concluiu.

“É um tema muito importante não só para a Baixada Santista ou para o Estado, mas para todo o Brasil. Do ponto de vista ambiental, já há licença prévia; temos um bom projeto, o que garante uma parte técnica praticamente resolvida; e do ponto de vista econômico, já há recursos no Caixa da APS, além de inclusão em programas federais e estaduais”, destacou o secretário-executivo de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo.

Isper ainda lembrou que, a obra antes cotada em cerca de R$ 6 bilhões, será reorçada, prevendo a contribuição das esferas federal, estadual e a concessão à iniciativa privada. O prazo de licitação permanece o mesmo: para o fim do próximo ano, com previsão de entrega para 2028.

Já o prefeito de Guarujá, Válter Suman (PSB), destacou a importância da obra para melhora da mobilidade entre as cidades. “A Baixada Santista é uma irmandade, e com essa comunhão de esforços reforçada pela Frente Paramentar, buscaremos o melhor para a nossa região.

Vamos, juntos, escrever essa história, porque o Paulo Alexandre tem em sua trajetória o costume de mostrar soluções para problemas históricos, o que deve ser o papel de um gestor público”.

“Acompanhei, em 2011, a criação da Frente Parlamentar na esfera Estadual, quando o Paulo ainda era deputado no Estado, e afirmo que, se não fosse essa iniciativa lá atrás, hoje não teríamos projeto executivo e nem licenças ambientais. É um projeto que nasceu há muito tempo e que se aproxima da realização graças a atuação desse importante articulador entre governos”, lembrou o prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB).

O presidente do Conselho de Desenvolvimento do Guarujá, Heitor Gonzalez, destacou a oportunidade de as organizações da Sociedade Civil participarem do processo. “Esse evento é um marco, pois foi-se o tempo em que a Sociedade Civil observava, de longe, os governos tomando decisões. Hoje, nós escreveremos juntos o futuro da Baixada Santista, pois nos colocamos a disposição para contribuir com a gestão de projetos como esse, que alavancam nossos setores turístico e portuário”, finalizou.

Já o presidente da Associação Comercial de Santos, Mauro Sammarco, destacou a janela de oportunidades criada no Governo Federal, com a expressiva quantidade de parlamentares que conhecem as necessidade da região.

“Sabemos da importância dessa obra para o turismo e para as atividades do Porto de Santos, o maior da América Latina. Nossa região merece investimentos e, com essa conjunção de fatores, com tantas pessoas empenhadas para concretizar esse sonho, tenho certeza de que logo começará a execução dessa obra”, concluiu.

Confira a reportagem completa de Fernando Degáspari e imagens de Marco Aurélio

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