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Investir e ampliar os acessos ao Porto de Santos e ao Polo Industrial de Cubatão. Estas foram as palavras mais citadas pelas autoridades e especialistas durante o 2º Encontro Regional Indústria Porto desta terça-feira (10/10), em Santos. Representantes das prefeituras da Baixada Santista, políticos estaduais, federais, especialistas e empresários compareceram ao Blue Med Convention Center.

Créditos: Marcos Bianchi

Durante o evento, foram destacadas as importâncias que o Porto de Santos e o Polo Industrial de Cubatão possuem para a economia brasileira. Só que ao mesmo tempo em que mais cargas, mercadorias e produtos chegam aos locais, também é necessário que mais um acesso seja construído na ligação Baixada/Planalto.

Foi o que defendeu o secretário municipal de Assuntos Portuários, Bruno Orlandi. “Estamos aqui para apresentar estes dois polos e precisamos de soluções para melhorar o acesso rodoviário. Está mais do que claro que uma nova pista, seja pela Via Anchieta, Imigrantes ou a construção de uma ferrovia ou rodovia precisam ser feitas para facilitar o escoamento e o transporte destas cargas”.

Ainda conforme Bruno, o projeto da vez é a implantação de uma Zona de Processamento, onde estará o Porto Indústria na Alemoa. “Ele vai ajudar a diminuir gastos com a logística, cuidar da produção local e garantir uma organização melhor entre o Porto e o Polo”, explica.

O mesmo discurso foi comentado pelo deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). “Temos de melhorar a estrutura do Porto de Santos, já que todos os anos ele bate recorde de movimentação, mas o crescimento da infraestrutura não acompanha o crescimento do Porto. Isto faz com que ela fique defasada e menos competitivo. Estamos trazendo investimentos para melhorar os acessos, como o Viaduto da Alemoa, precisamos de uma terceira pista para facilitar o acesso”.

Exemplos de fora

O público acompanhou exemplos que deram certo no mundo e que podem ser executados, tanto no Porto de Santos, como no Polo Industrial de Cubatão. Foi o que explicou Lee Eung-Hyuk, Diretor de Logística Internacional da Autoridade Portuária de Busan.

Após a segunda guerra mundial, o país foi devastado e estava em condições precárias. Mas com a necessidade da reconstrução, um forte investimento foi feito no país e hoje a Coreia do Sul é um dos países mais ricos e tecnológicos do mundo. O Porto de Busan, um dos principais da Ásia é o grande exemplo que pode ser adotado na Baixada Santista.

O Gerente Regional do Ciesp de Cubatão, Omar Silva Júnior relatou que o Porto da Coreia do Sul é extremamente desenvolvido e diz que o que foi feito lá deve ser seguido como exemplo aqui na Baixada Santista.

“Com certeza as experiências deles e do que veio do Brasil podem ser absorvidas e serem implantadas para auxiliarem no desenvolvimento do Porto e do Polo. A região é especialista em produção siderúrgica, petroquímica e de fertilizantes e com o incentivo do Governo de São Paulo, mais indústrias podem chegar na região. Elas estão linkadas com o que acontecem no mundo e as oportunidades que surgirem, temos de absorver.”

Já Alexandre Antônio da Silva, do Conselho Nacional do SESI, a indústria forte ajuda o serviço como um todo. Vemos com importância os trabalhadores recebendo boa qualificação e educação e dessa forma, o trabalho ganha mais qualidade. Com o porto fortalecido, a indústria e a cadeia é fortalecida. Agora o desafio com a indústria 4.0, reunindo inovação, tecnologia de ponta e os trabalhadores e empresários devem estar prontos. É uma participação tripartite, todos trabalhando juntos e unidos.”

Indústria Porto: autoridades destacam a necessidade de investimentos no Porto de Santos

Créditos: Marcos Bianchi

Investir e ampliar os acessos ao Porto de Santos e ao Polo Industrial de Cubatão. Estas foram as palavras mais citadas pelas autoridades e especialistas durante o 2º Encontro Regional Indústria Porto desta terça-feira (10/10), em Santos. Representantes das prefeituras da Baixada Santista, políticos estaduais, federais, especialistas e empresários compareceram ao Blue Med Convention Center.

Créditos: Marcos Bianchi

Durante o evento, foram destacadas as importâncias que o Porto de Santos e o Polo Industrial de Cubatão possuem para a economia brasileira. Só que ao mesmo tempo em que mais cargas, mercadorias e produtos chegam aos locais, também é necessário que mais um acesso seja construído na ligação Baixada/Planalto.

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Foi o que defendeu o secretário municipal de Assuntos Portuários, Bruno Orlandi. “Estamos aqui para apresentar estes dois polos e precisamos de soluções para melhorar o acesso rodoviário. Está mais do que claro que uma nova pista, seja pela Via Anchieta, Imigrantes ou a construção de uma ferrovia ou rodovia precisam ser feitas para facilitar o escoamento e o transporte destas cargas”.

Ainda conforme Bruno, o projeto da vez é a implantação de uma Zona de Processamento, onde estará o Porto Indústria na Alemoa. “Ele vai ajudar a diminuir gastos com a logística, cuidar da produção local e garantir uma organização melhor entre o Porto e o Polo”, explica.

O mesmo discurso foi comentado pelo deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). “Temos de melhorar a estrutura do Porto de Santos, já que todos os anos ele bate recorde de movimentação, mas o crescimento da infraestrutura não acompanha o crescimento do Porto. Isto faz com que ela fique defasada e menos competitivo. Estamos trazendo investimentos para melhorar os acessos, como o Viaduto da Alemoa, precisamos de uma terceira pista para facilitar o acesso”.

Exemplos de fora

O público acompanhou exemplos que deram certo no mundo e que podem ser executados, tanto no Porto de Santos, como no Polo Industrial de Cubatão. Foi o que explicou Lee Eung-Hyuk, Diretor de Logística Internacional da Autoridade Portuária de Busan.

Após a segunda guerra mundial, o país foi devastado e estava em condições precárias. Mas com a necessidade da reconstrução, um forte investimento foi feito no país e hoje a Coreia do Sul é um dos países mais ricos e tecnológicos do mundo. O Porto de Busan, um dos principais da Ásia é o grande exemplo que pode ser adotado na Baixada Santista.

O Gerente Regional do Ciesp de Cubatão, Omar Silva Júnior relatou que o Porto da Coreia do Sul é extremamente desenvolvido e diz que o que foi feito lá deve ser seguido como exemplo aqui na Baixada Santista.

“Com certeza as experiências deles e do que veio do Brasil podem ser absorvidas e serem implantadas para auxiliarem no desenvolvimento do Porto e do Polo. A região é especialista em produção siderúrgica, petroquímica e de fertilizantes e com o incentivo do Governo de São Paulo, mais indústrias podem chegar na região. Elas estão linkadas com o que acontecem no mundo e as oportunidades que surgirem, temos de absorver.”

Já Alexandre Antônio da Silva, do Conselho Nacional do SESI, a indústria forte ajuda o serviço como um todo. Vemos com importância os trabalhadores recebendo boa qualificação e educação e dessa forma, o trabalho ganha mais qualidade. Com o porto fortalecido, a indústria e a cadeia é fortalecida. Agora o desafio com a indústria 4.0, reunindo inovação, tecnologia de ponta e os trabalhadores e empresários devem estar prontos. É uma participação tripartite, todos trabalhando juntos e unidos.”

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