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A Avenida Henry Bordem, em Cubatão pode passar por uma importante alteração no trânsito. Uma reunião entre a prefeitura e a Rumo Logística, concessionária responsável pela malha ferroviária, discutiram um projeto viário que elimina três passagens de nível nos cruzamentos com a ferrovia que corta o município.

O encontro foi nesta segunda-feira (18/09) e segundo a administração, foi apresentado o escopo inicial em discussão técnica de viabilidade da execução das obras, bem como a formatação do novo traçado viário.

Por meio de mapas e vídeos, o projeto aponta como solução viária a construção de um viaduto sob a passagem de nível no trecho da Avenida Henry Bordem, no Jardim 31 de Março, próximo à Rodoviária,  que dá acesso à cidade pela Rodovia Cônego Domênico Rangoni, além de outras alternativas.

Um croqui com o novo traçado foi apresentado, assim como toda a estrutura viária necessária, incluindo rotatórias e alternativas para os locais que poderão ser fechados para o trânsito dentro do projeto que está sendo construído.

Entenda o projeto

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras (Semob), o projeto é fruto de uma contrapartida como solução para um problema antigo no município, que são as passagens de nível que afetam veículos e pedestres no trecho compreendido entre a Rua Paraíba e a Av. Joaquim Miguel Couto. Segundo a Semob, as tratativas para resolver essa questão vêm desde janeiro de 2021.

O projeto traz novos acessos que não causem impactos de desapropriação no referido trecho. Para isso, a Rumo Logística apresentou um projeto, para aprovação da Administração Municipal, que contempla um viaduto e duas vias paralelas à linha férrea, ligando a entrada e saída da Av. Joaquim Miguel Couto, incluindo a abertura viária de algumas ruas em torno do viaduto.

Conforme consta do projeto, também serão executadas duas novas passarelas sobre a linha férrea: uma no trecho da rua Francisco Cunha e a outra entre a av. Cruzeiro do Sul e Rua Paraíba (no final da Vila Nova). Atrelada a isso, deve ser feita uma rotatória no final avenida Henry Borden com a av. Nove de Abril. E, ainda como parte dessa contrapartida, a realização de melhorias paisagísticas em todo o novos trechos envolvidos na execução das obras em questão.

Foram abordados ainda temas como impactos, realização de audiências públicas e projeto arquitetônico, além das vantagens para o trânsito e desenvolvimento urbano não apenas para a Cubatão, uma vez que os três trechos citados dão acesso a importantes rodovias regionais. De acordo o prefeito, a discussão sobre o projeto é primordial.

“Vai gerar impacto positivo na mobilidade urbana, contemplando o escoamento do trânsito na cidade e melhorando também o acesso ao município. Isso, além de alcançar o nosso principal objetivo, que é o de trazer fluidez para os motoristas que atualmente são obrigados a pararem seus veículos e aguardarem todas as vezes que as locomotivas passam nesses trechos”, conta.

Para os representantes da Rumo, a obra está dentro do caderno de obrigações da companhia e faz parte da contrapartida por conta da renovação da malha viária paulista. A empresa é obrigada a encontrar soluções em conjunto com cada cidade. Cubatão tem se mostrado interessada no projeto e a Administração está aberta às discussões que vão resultar nessa importante obra.

Novo acesso viário de Cubatão é discutido entre prefeitura e concessionária de ferrovia

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Cubatão

A Avenida Henry Bordem, em Cubatão pode passar por uma importante alteração no trânsito. Uma reunião entre a prefeitura e a Rumo Logística, concessionária responsável pela malha ferroviária, discutiram um projeto viário que elimina três passagens de nível nos cruzamentos com a ferrovia que corta o município.

O encontro foi nesta segunda-feira (18/09) e segundo a administração, foi apresentado o escopo inicial em discussão técnica de viabilidade da execução das obras, bem como a formatação do novo traçado viário.

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Por meio de mapas e vídeos, o projeto aponta como solução viária a construção de um viaduto sob a passagem de nível no trecho da Avenida Henry Bordem, no Jardim 31 de Março, próximo à Rodoviária,  que dá acesso à cidade pela Rodovia Cônego Domênico Rangoni, além de outras alternativas.

Um croqui com o novo traçado foi apresentado, assim como toda a estrutura viária necessária, incluindo rotatórias e alternativas para os locais que poderão ser fechados para o trânsito dentro do projeto que está sendo construído.

Entenda o projeto

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras (Semob), o projeto é fruto de uma contrapartida como solução para um problema antigo no município, que são as passagens de nível que afetam veículos e pedestres no trecho compreendido entre a Rua Paraíba e a Av. Joaquim Miguel Couto. Segundo a Semob, as tratativas para resolver essa questão vêm desde janeiro de 2021.

O projeto traz novos acessos que não causem impactos de desapropriação no referido trecho. Para isso, a Rumo Logística apresentou um projeto, para aprovação da Administração Municipal, que contempla um viaduto e duas vias paralelas à linha férrea, ligando a entrada e saída da Av. Joaquim Miguel Couto, incluindo a abertura viária de algumas ruas em torno do viaduto.

Conforme consta do projeto, também serão executadas duas novas passarelas sobre a linha férrea: uma no trecho da rua Francisco Cunha e a outra entre a av. Cruzeiro do Sul e Rua Paraíba (no final da Vila Nova). Atrelada a isso, deve ser feita uma rotatória no final avenida Henry Borden com a av. Nove de Abril. E, ainda como parte dessa contrapartida, a realização de melhorias paisagísticas em todo o novos trechos envolvidos na execução das obras em questão.

Foram abordados ainda temas como impactos, realização de audiências públicas e projeto arquitetônico, além das vantagens para o trânsito e desenvolvimento urbano não apenas para a Cubatão, uma vez que os três trechos citados dão acesso a importantes rodovias regionais. De acordo o prefeito, a discussão sobre o projeto é primordial.

“Vai gerar impacto positivo na mobilidade urbana, contemplando o escoamento do trânsito na cidade e melhorando também o acesso ao município. Isso, além de alcançar o nosso principal objetivo, que é o de trazer fluidez para os motoristas que atualmente são obrigados a pararem seus veículos e aguardarem todas as vezes que as locomotivas passam nesses trechos”, conta.

Para os representantes da Rumo, a obra está dentro do caderno de obrigações da companhia e faz parte da contrapartida por conta da renovação da malha viária paulista. A empresa é obrigada a encontrar soluções em conjunto com cada cidade. Cubatão tem se mostrado interessada no projeto e a Administração está aberta às discussões que vão resultar nessa importante obra.

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