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Não é de hoje que o sistema das travessias litorâneas do Litoral de São Paulo é alvo de diversas queixas. A principal é em razão do tempo de espera. Para melhorar o sistema, o Governo de São Paulo anunciou um investimento de R$ 243 milhões, até 2024, em medidas para o sistema de balsas no Litoral, mas também em demais áreas do Estado.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), entre as principais ações previstas, estão aumento da capacidade no transporte, melhoria de regras, aquisição de novos equipamentos, obras em terminais e estaleiros, além de mais apoio técnico e operacional para garantir agilidade no embarque e desembarque dos usuários. 

No sábado (30/09), a titular da pasta, Natália Resende esteve na travessia de balsas entre São Sebastião e Ilhabela e anunciou a novidade. Segundo ela, filas extensas vem sendo observadas devido a problemas técnicos na frota na região, mas também nas travessias que ligam Santos ao Guarujá e Guarujá à Bertioga.

Ainda de acordo com ela, as condições climáticas, como maré alta, chuva, ventania e ressaca, também são fatores que prejudicam o deslocamento das embarcações em momentos críticos. Para evitar o sobrepeso nas embarcações, que acaba acarretando danos à frota, será realizada a implementação de uma balança, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Outro anúncio envolvendo a mudança no sistema de travessias envolvem os deslocamentos dos caminhões. A ideia da secretaria é fazer com que o deslocamento de um ponto a outro aconteça fora do horário comercial. No entanto, o transporte de cargas essenciais, como alimentação e combustível, não terá restrições. 

“Queremos melhorar o sistema de travessias, cuja precariedade já vem de muito tempo. Desde o início do ano, estamos empenhados em ações de curto, médio e longo prazo para solucionar o mais rápido possível a situação, que se agravou nos últimos dias pela conjugação de fatores mecânicos e de restrições climáticas. Já retornamos quatro ferry boats à operação e nos próximos dez dias teremos mais medidas implementadas”, afirmou a secretária.

O THMais procurou a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística para saber maiores detalhes sobre estas medidas e quando elas serão iniciadas na Baixada Santista, mas até a publicação desta reportagem não houve retorno.

Mais ações

Ainda como ação de curto prazo, para todas as travessias litorâneas do Estado, especialmente nas travessias de Santos/Guarujá e Guarujá/Bertioga serão adquiridos, com investimento de R$ 30,1 milhões, 16 novos reversores, que é o equipamento responsável pelas embarcações andarem para frente e para trás e 50 novos motores.

O objetivo é garantir equipamentos em estoque, a fim de dar celeridade à manutenção (em média, três horas para ser concluída). Será implementado, ainda, um novo contrato de manutenção que dará mais previsibilidade à operação, pois permitirá manutenções intermediárias e, não somente, após o término dos contratos.

Já para médio prazo estão previstas as instalações de estaleiros e atracadouros. As obras já foram contratadas e todos estes espaços serão reformados e modernizados. Além disso, de acordo com a secretaria, o pacote prevê, ainda, novos serviços, como sistema de apoio técnico e operacional, reforma de 14 embarcações e equipamentos diversos, e obras em terminais e estaleiros, que incluem a construção de flutuantes e dragagens.

E a longo prazo, a principal meta do Governo é a estruturação da Parceria Público-Privada (PPP) para a concessão dos serviços de travessias do Estado. O estudo deve ser contratado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), ainda neste semestre, e a previsão é que o leilão ocorra em 2025.

Travessias litorâneas vão contar com investimentos de R$ 243 milhões, anuncia o Governo de SP

Créditos: Divulgação/Governo de São Paulo

Não é de hoje que o sistema das travessias litorâneas do Litoral de São Paulo é alvo de diversas queixas. A principal é em razão do tempo de espera. Para melhorar o sistema, o Governo de São Paulo anunciou um investimento de R$ 243 milhões, até 2024, em medidas para o sistema de balsas no Litoral, mas também em demais áreas do Estado.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), entre as principais ações previstas, estão aumento da capacidade no transporte, melhoria de regras, aquisição de novos equipamentos, obras em terminais e estaleiros, além de mais apoio técnico e operacional para garantir agilidade no embarque e desembarque dos usuários. 

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No sábado (30/09), a titular da pasta, Natália Resende esteve na travessia de balsas entre São Sebastião e Ilhabela e anunciou a novidade. Segundo ela, filas extensas vem sendo observadas devido a problemas técnicos na frota na região, mas também nas travessias que ligam Santos ao Guarujá e Guarujá à Bertioga.

Ainda de acordo com ela, as condições climáticas, como maré alta, chuva, ventania e ressaca, também são fatores que prejudicam o deslocamento das embarcações em momentos críticos. Para evitar o sobrepeso nas embarcações, que acaba acarretando danos à frota, será realizada a implementação de uma balança, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Outro anúncio envolvendo a mudança no sistema de travessias envolvem os deslocamentos dos caminhões. A ideia da secretaria é fazer com que o deslocamento de um ponto a outro aconteça fora do horário comercial. No entanto, o transporte de cargas essenciais, como alimentação e combustível, não terá restrições. 

“Queremos melhorar o sistema de travessias, cuja precariedade já vem de muito tempo. Desde o início do ano, estamos empenhados em ações de curto, médio e longo prazo para solucionar o mais rápido possível a situação, que se agravou nos últimos dias pela conjugação de fatores mecânicos e de restrições climáticas. Já retornamos quatro ferry boats à operação e nos próximos dez dias teremos mais medidas implementadas”, afirmou a secretária.

O THMais procurou a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística para saber maiores detalhes sobre estas medidas e quando elas serão iniciadas na Baixada Santista, mas até a publicação desta reportagem não houve retorno.

Mais ações

Ainda como ação de curto prazo, para todas as travessias litorâneas do Estado, especialmente nas travessias de Santos/Guarujá e Guarujá/Bertioga serão adquiridos, com investimento de R$ 30,1 milhões, 16 novos reversores, que é o equipamento responsável pelas embarcações andarem para frente e para trás e 50 novos motores.

O objetivo é garantir equipamentos em estoque, a fim de dar celeridade à manutenção (em média, três horas para ser concluída). Será implementado, ainda, um novo contrato de manutenção que dará mais previsibilidade à operação, pois permitirá manutenções intermediárias e, não somente, após o término dos contratos.

Já para médio prazo estão previstas as instalações de estaleiros e atracadouros. As obras já foram contratadas e todos estes espaços serão reformados e modernizados. Além disso, de acordo com a secretaria, o pacote prevê, ainda, novos serviços, como sistema de apoio técnico e operacional, reforma de 14 embarcações e equipamentos diversos, e obras em terminais e estaleiros, que incluem a construção de flutuantes e dragagens.

E a longo prazo, a principal meta do Governo é a estruturação da Parceria Público-Privada (PPP) para a concessão dos serviços de travessias do Estado. O estudo deve ser contratado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), ainda neste semestre, e a previsão é que o leilão ocorra em 2025.

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