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Um avião cargueiro da Azul precisou fazer um pouso programado em Viracopos, por questões técnicas. Segundo a companhia aérea, a aeronave saiu de Campinas às 09h50, com destino ao aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus (AM), mas pouco tempo depois deu início ao procedimento para retornar ao aeroporto.

A aeronave, um Boeing 737, sobrevoou os municípios de Jaguariúna e Santo Antônio de Posse em círculos por quase três horas, para diminuir a quantidade de combustível armazenado e aliviar o peso total do avião.

Uma aeronave como essa comporta até 21 toneladas de querosene de aviação (QAV), ou o equivalente ao peso de 26 carros populares. Dessa forma, o peso corresponde a 27 mil litros de combustível e o consumo varia de acordo com fatores como a velocidade, altitude e temperatura. Em voo de cruzeiro, quando o avião alcança a velocidade e altura ideais, o consumo de QAV é de aproximadamente 2.800 litros por hora, o mesmo que 44 tanques de um carro popular 1.0.

Ainda segundo a Azul, o pouso foi “coordenado junto ao controle de tráfego de SP e ocorreu em segurança”. A companhia também destacou que a tripulação seguiu todos os procedimentos previstos em situações semelhantes: “A companhia ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações.”

Imagem: Divulgação

Durante o procedimento de descarte do combustível, chegou a ser acionado apoio em solo, que foi dispensado pelo piloto. O pouso foi às 12h40.

Avião voa em círculos por quase 3 horas até pousar em Viracopos

Marcela Gomes
Marcela Gomes
Jornalista há 14 anos, advogada e mãe do Nietzsche, o cão, não o filósofo.

Um avião cargueiro da Azul precisou fazer um pouso programado em Viracopos, por questões técnicas. Segundo a companhia aérea, a aeronave saiu de Campinas às 09h50, com destino ao aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus (AM), mas pouco tempo depois deu início ao procedimento para retornar ao aeroporto.

A aeronave, um Boeing 737, sobrevoou os municípios de Jaguariúna e Santo Antônio de Posse em círculos por quase três horas, para diminuir a quantidade de combustível armazenado e aliviar o peso total do avião.

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Uma aeronave como essa comporta até 21 toneladas de querosene de aviação (QAV), ou o equivalente ao peso de 26 carros populares. Dessa forma, o peso corresponde a 27 mil litros de combustível e o consumo varia de acordo com fatores como a velocidade, altitude e temperatura. Em voo de cruzeiro, quando o avião alcança a velocidade e altura ideais, o consumo de QAV é de aproximadamente 2.800 litros por hora, o mesmo que 44 tanques de um carro popular 1.0.

Ainda segundo a Azul, o pouso foi “coordenado junto ao controle de tráfego de SP e ocorreu em segurança”. A companhia também destacou que a tripulação seguiu todos os procedimentos previstos em situações semelhantes: “A companhia ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações.”

Imagem: Divulgação

Durante o procedimento de descarte do combustível, chegou a ser acionado apoio em solo, que foi dispensado pelo piloto. O pouso foi às 12h40.

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