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Um veículo inovador, é o projeto de pesquisadores da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) e da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (Feec) da Unicamp. A expectativa é que até o final do primeiro semestre 2024, os protótipos de uma bicicleta e de um triciclo elétricos inteligentes sejam apresentados.

Quem lidera os grupos multidisciplinares de pesquisa é o professor da Feec Leonardo de Souza Mendes. Segundo ele são dois objetivos prioritários: facilitar os deslocamentos de idosos e de pessoas com deficiência e auxiliar no processo de realização de atividade física que precise de algum grau de controle ou monitoramento.

O projeto é audacioso, conforme explica o docente, o veículo inteligente será dotado de um microcomputador programado com informações sobre a fisiologia do usuário e que deverá reagir de acordo com as suas necessidades. A ideia e que o equipamento possa ser controlado a partir de um telefone celular.

Para isso, a equipe pretende construir um veículo urbano para ser utilizado em deslocamentos não muito longos. O equipamento deverá ter uma autonomia de 20 km a 50 km e, por essa razão, não vai precisar de infraestrutura presente nas ruas da cidade, como estações de recarga, o que dá mais liberdade ao usuário, que pode usar o equipamento para ir e voltar do trabalho, por exemplo, ou outras atividades. 

Esse protótipo irá contar com um motor alimentado por uma bateria e um sistema inteligente que vai receber informações sobre o usuário e o local onde se encontra – como condições da via, obstáculos e o entorno. Dentre as funcionalidades, o sistema deverá reconhecer, por exemplo, terrenos planos ou áreas de aclive leve ou acentuado e indicar o módulo de operação mais adequado a partir desses dados.

Os pesquisadores querem garantir que o veículo inteligente possa ser usado com mais segurança por uma pessoa que, por recomendação médica, precise realizar exercícios físicos dentro de padrões definidos, que levem em conta, por exemplo, limites do ritmo cardíaco, da pressão arterial, dos níveis de esforço etc

Preço:

O objetivo é que o veículo não fique muito mais caro que triciclos ou bikes elétricas disponíveis hoje no mercado. Segundo cotação de junho deste ano, uma bike elétrica é vendida por um preço mínimo de R$ 4.900. No caso do triciclo, os preços vão de R$ 2.300 a R$ 12 mil. 

Bikes e triciclos inteligentes: projeto é desenvolvido na Unicamp

Marcela Gomes
Marcela Gomes
Jornalista há 14 anos, advogada e mãe do Nietzsche, o cão, não o filósofo.
Bikes e triciclos inteligentes: projeto é desenvolvido na Unicamp
Imagem: Unicamp

Um veículo inovador, é o projeto de pesquisadores da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) e da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (Feec) da Unicamp. A expectativa é que até o final do primeiro semestre 2024, os protótipos de uma bicicleta e de um triciclo elétricos inteligentes sejam apresentados.

Quem lidera os grupos multidisciplinares de pesquisa é o professor da Feec Leonardo de Souza Mendes. Segundo ele são dois objetivos prioritários: facilitar os deslocamentos de idosos e de pessoas com deficiência e auxiliar no processo de realização de atividade física que precise de algum grau de controle ou monitoramento.

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O projeto é audacioso, conforme explica o docente, o veículo inteligente será dotado de um microcomputador programado com informações sobre a fisiologia do usuário e que deverá reagir de acordo com as suas necessidades. A ideia e que o equipamento possa ser controlado a partir de um telefone celular.

Para isso, a equipe pretende construir um veículo urbano para ser utilizado em deslocamentos não muito longos. O equipamento deverá ter uma autonomia de 20 km a 50 km e, por essa razão, não vai precisar de infraestrutura presente nas ruas da cidade, como estações de recarga, o que dá mais liberdade ao usuário, que pode usar o equipamento para ir e voltar do trabalho, por exemplo, ou outras atividades. 

Esse protótipo irá contar com um motor alimentado por uma bateria e um sistema inteligente que vai receber informações sobre o usuário e o local onde se encontra – como condições da via, obstáculos e o entorno. Dentre as funcionalidades, o sistema deverá reconhecer, por exemplo, terrenos planos ou áreas de aclive leve ou acentuado e indicar o módulo de operação mais adequado a partir desses dados.

Os pesquisadores querem garantir que o veículo inteligente possa ser usado com mais segurança por uma pessoa que, por recomendação médica, precise realizar exercícios físicos dentro de padrões definidos, que levem em conta, por exemplo, limites do ritmo cardíaco, da pressão arterial, dos níveis de esforço etc

Preço:

O objetivo é que o veículo não fique muito mais caro que triciclos ou bikes elétricas disponíveis hoje no mercado. Segundo cotação de junho deste ano, uma bike elétrica é vendida por um preço mínimo de R$ 4.900. No caso do triciclo, os preços vão de R$ 2.300 a R$ 12 mil. 

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