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Sérgio é morador da cidade de Campinas e entrou em contato com a equipe da Thathi Record TV para relatar a dificuldade que tem enfrentado no transporte público.

Segundo o usuário, vários elevadores dos ônibus que possuem identificação de acessibilidade, estão quebrados e isso impede que o embarque seja feito, gerando atrasos e transtornos para o passageiro.

Além do problema com o elevador, existe a acomodação do cadeirante. O espaço é pequeno e pode acontecer de o acompanhante do passageiro não conseguir se sentar com ele.

Outro ponto destacado é o tipo do cinto de segurança, que segundo o cadeirante, não fornece total extensão ao corpo e a cadeira.

A nossa equipe recebeu os flagrantes das linhas 391 (Nova Sousas), que estava com o elevador quebrado. Já a linha 215 (Jardim Bassoli), o passageiro relatou um problema de acomodação e no cinto de segurança. Na linha 212 (Terminal Itajaí), o passageiro não conseguiu embarcar porque o ônibus também estava com o elevador quebrado.

NOTA ENVIADA PELA EMDEC SOBRE A LINHA 391

“É dever de todo motorista vistoriar o ônibus e sair da garagem, para entrar em operação, com tudo perfeitamente funcionando. Incluindo o elevador do veículo. Caso, durante as viagens, ocorra algum problema, com qualquer item, o veículo deve ser encaminhado para manutenção; e colocado em operação ônibus da frota reserva.

Além disso, a Emdec fiscaliza, aleatoriamente, todos os dias, várias linhas do sistema de transporte coletivo municipal. As vistorias são primárias, como pneus, faróis, seta, balaústres, bancos, campainhas, limpador de para-brisas e, o principal, os elevadores. Mesmo que a Emdec receba uma reclamação sobre atrasos, ou não cumprimento de itinerário, a vistoria é realizada de forma geral.

Quando detectado algum problema, como falha nos elevadores, o ônibus é afastado de operação, um veículo reserva é acionado para entrar em operação e a empresa é notificada. Além disso, toda a frota de ônibus deve passar pela inspeção veicular da Emdec, que verifica vários itens, no mínimo, a cada seis meses. Somente com o selo de aprovação na vistoria da Emdec é que o ônibus pode circular.

A Emdec irá intensificar a fiscalização da linha 391.”

NOTA ENVIADA PELA EMDEC SOBRE AS LINHAS 215 E 212

“Não temos registradas, nos nossos canais oficiais, nenhuma reclamação a respeito de problemas com os elevadores dessas linhas. Ambas, operam nos terminais Itajaí e Campo Grande, e regularmente os agentes fazem vistorias.

Vamos solicitar uma vistoria e se constatados os problemas, vamos retirar os carros das linhas.”

A EMDEC REFORÇA

Os usuários do transporte coletivo podem relatar algum tipo de problema nos ônibus pelo telefone 118. É importante ter o prefixo do veículo, para uma abordagem mais certeira e precisa dos agentes da mobilidade urbana.

Elevadores quebrados nos ônibus dificultam a vida de cadeirantes em Campinas

Ingrid Spinoza
Ingrid Spinoza
Jornalista na Thathi Record TV, 23 anos. Apaixonada por literatura e pela arte de escrever.

Sérgio é morador da cidade de Campinas e entrou em contato com a equipe da Thathi Record TV para relatar a dificuldade que tem enfrentado no transporte público.

Segundo o usuário, vários elevadores dos ônibus que possuem identificação de acessibilidade, estão quebrados e isso impede que o embarque seja feito, gerando atrasos e transtornos para o passageiro.

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Além do problema com o elevador, existe a acomodação do cadeirante. O espaço é pequeno e pode acontecer de o acompanhante do passageiro não conseguir se sentar com ele.

Outro ponto destacado é o tipo do cinto de segurança, que segundo o cadeirante, não fornece total extensão ao corpo e a cadeira.

A nossa equipe recebeu os flagrantes das linhas 391 (Nova Sousas), que estava com o elevador quebrado. Já a linha 215 (Jardim Bassoli), o passageiro relatou um problema de acomodação e no cinto de segurança. Na linha 212 (Terminal Itajaí), o passageiro não conseguiu embarcar porque o ônibus também estava com o elevador quebrado.

NOTA ENVIADA PELA EMDEC SOBRE A LINHA 391

“É dever de todo motorista vistoriar o ônibus e sair da garagem, para entrar em operação, com tudo perfeitamente funcionando. Incluindo o elevador do veículo. Caso, durante as viagens, ocorra algum problema, com qualquer item, o veículo deve ser encaminhado para manutenção; e colocado em operação ônibus da frota reserva.

Além disso, a Emdec fiscaliza, aleatoriamente, todos os dias, várias linhas do sistema de transporte coletivo municipal. As vistorias são primárias, como pneus, faróis, seta, balaústres, bancos, campainhas, limpador de para-brisas e, o principal, os elevadores. Mesmo que a Emdec receba uma reclamação sobre atrasos, ou não cumprimento de itinerário, a vistoria é realizada de forma geral.

Quando detectado algum problema, como falha nos elevadores, o ônibus é afastado de operação, um veículo reserva é acionado para entrar em operação e a empresa é notificada. Além disso, toda a frota de ônibus deve passar pela inspeção veicular da Emdec, que verifica vários itens, no mínimo, a cada seis meses. Somente com o selo de aprovação na vistoria da Emdec é que o ônibus pode circular.

A Emdec irá intensificar a fiscalização da linha 391.”

NOTA ENVIADA PELA EMDEC SOBRE AS LINHAS 215 E 212

“Não temos registradas, nos nossos canais oficiais, nenhuma reclamação a respeito de problemas com os elevadores dessas linhas. Ambas, operam nos terminais Itajaí e Campo Grande, e regularmente os agentes fazem vistorias.

Vamos solicitar uma vistoria e se constatados os problemas, vamos retirar os carros das linhas.”

A EMDEC REFORÇA

Os usuários do transporte coletivo podem relatar algum tipo de problema nos ônibus pelo telefone 118. É importante ter o prefixo do veículo, para uma abordagem mais certeira e precisa dos agentes da mobilidade urbana.

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