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Quando você tenta vender para todo mundo, pode correr o risco de não conseguir vender para ninguém. Vou te mostrar algo que vai te ajudar a trazer mais clareza para as suas decisões. Observa bem essas três mães: 

Percebeu? 

Podemos ter três mães da mesma idade, mesma renda, morando no mesmo bairro e talvez até no mesmo prédio. 

Só que com estilo de vida, gostos e comportamentos de compra completamente diferentes. 

Algumas podem se conectar com a sua marca, outras não. Então temos que ir além das características demográficas (idade, renda…), é aí que entra o exercício de definir a sua persona para te ajudar a ter mais clareza e solidez no seu negócio. 

Muita gente tem receio de definir a sua persona e restringir as suas vendas, afinal de contas todo mundo poderia comprar o seu produto, só que justamente é o contrário. Quanto mais você definir, mais vai conseguir se destacar no mercado e mais vai vender. 

O que é a persona? É o seu cliente ideal. Para você que já está com a sua marca ativa no mercado, vale a pena pensar naquela cliente que te prestigia, valoriza, te indica e é tão boa que você deseja ter mais clientes como ela. Para quem está começando, o exercício é de imaginar como seria essa cliente ideal e então você vai para a prática validar se é isso mesmo. 

E como definir a persona? Pegue um papel e comece escrevendo o nome dessa cliente e então vá contextualizando como é a vida dela, quais os seus hábitos, o que ela gosta de fazer, o que sente, quais marcas ela gosta de comprar, o que ela costuma fazer nas horas livres e vai descrevendo todos os detalhes mesmo. E assim você vai entendendo como é a forma dela de pensar e de agir, a ponto de ter a sua marca e os seus produtos tão alinhados a ponto de começar a atrair mais pessoas com esse perfil. 

Uma vez que você definir a sua persona, tudo o que fizer será pensando nela. Na hora de desenvolver um produto novo, escrever uma mensagem, decidir se realiza uma parceria, você sempre mentaliza se a sua persona se conectaria com o que você vai realizar e vai perceber como vai auxiliar no seu dia-a-dia. 

Não por acaso vemos tantos especialistas em negócios falando sobre a persona, não tentar vender vender para todo mundo é justamente o que pode te ajudar a vender mais para as pessoas certas. 

Não tente vender o seu produto para todo mundo

Laís Chedid
Laís Chedid
Mulher, mãe, empreendedora, publicitária, mentora, colunista na rádio Nova Brasil FM Campinas. Laís Chedid é a idealizadora e realizadora do LikeaMOM, uma comunidade de empreendedoras. Graduada em Propaganda e Marketing pela ESAMC e Pós Graduada em Marketing Organizacional pelo Instituto de Economia da UNICAMP, com uma bagagem de 17 anos na área, sendo 9 anos deles no CNPJ acompanhando mulheres dos mais diferentes perfis, segmentos de negócios e realidades. Conhece de perto os bastidores do empreender e do intraempreendedorismo, assim como o caminho para fazer acontecer. O seu propósito é contribuir com mulheres que têm ou desejam ter o próprio negócio para se sentirem realizadas com o seu trabalho, estilo de vida e, principalmente, com elas mesmas.

Quando você tenta vender para todo mundo, pode correr o risco de não conseguir vender para ninguém. Vou te mostrar algo que vai te ajudar a trazer mais clareza para as suas decisões. Observa bem essas três mães: 

Percebeu? 

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Podemos ter três mães da mesma idade, mesma renda, morando no mesmo bairro e talvez até no mesmo prédio. 

Só que com estilo de vida, gostos e comportamentos de compra completamente diferentes. 

Algumas podem se conectar com a sua marca, outras não. Então temos que ir além das características demográficas (idade, renda…), é aí que entra o exercício de definir a sua persona para te ajudar a ter mais clareza e solidez no seu negócio. 

Muita gente tem receio de definir a sua persona e restringir as suas vendas, afinal de contas todo mundo poderia comprar o seu produto, só que justamente é o contrário. Quanto mais você definir, mais vai conseguir se destacar no mercado e mais vai vender. 

O que é a persona? É o seu cliente ideal. Para você que já está com a sua marca ativa no mercado, vale a pena pensar naquela cliente que te prestigia, valoriza, te indica e é tão boa que você deseja ter mais clientes como ela. Para quem está começando, o exercício é de imaginar como seria essa cliente ideal e então você vai para a prática validar se é isso mesmo. 

E como definir a persona? Pegue um papel e comece escrevendo o nome dessa cliente e então vá contextualizando como é a vida dela, quais os seus hábitos, o que ela gosta de fazer, o que sente, quais marcas ela gosta de comprar, o que ela costuma fazer nas horas livres e vai descrevendo todos os detalhes mesmo. E assim você vai entendendo como é a forma dela de pensar e de agir, a ponto de ter a sua marca e os seus produtos tão alinhados a ponto de começar a atrair mais pessoas com esse perfil. 

Uma vez que você definir a sua persona, tudo o que fizer será pensando nela. Na hora de desenvolver um produto novo, escrever uma mensagem, decidir se realiza uma parceria, você sempre mentaliza se a sua persona se conectaria com o que você vai realizar e vai perceber como vai auxiliar no seu dia-a-dia. 

Não por acaso vemos tantos especialistas em negócios falando sobre a persona, não tentar vender vender para todo mundo é justamente o que pode te ajudar a vender mais para as pessoas certas. 

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