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Mais de um terço dos brasileiros das grandes cidades passam mais de uma hora por dia no trânsito. É o que mostra pesquisa inédita da Confederação Nacional da Indústria (CNI), segundo a qual 8% da população gasta mais de 3 horas se locomovendo para realizar atividades de rotina, como trabalho e estudo; 7% ficam entre 2 e 3 horas por dia no trânsito e 21% entre 1 e 2 horas, totalizando 36% das pessoas que passam mais de 1 hora diária no transporte.

De acordo com 29% dos entrevistados, o tempo de locomoção aumentou depois da pandemia. A pesquisa mostra também que 55% das pessoas têm a qualidade de vida afetada em razão do tempo gasto no transporte e 51% afirmaram que o tempo perdido no trânsito impactam em sua produtividade.

A pesquisa, feita em parceria com o Instituto Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI), entre os dias 1 e 5 de abril de 2023, entrevistou 2.019 pessoas da população economicamente ativa (PEA) brasileira acima de 16 anos, em municípios com população a partir de 250 mil habitantes nas 27 Unidades da Federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Estresse por causa do trânsito

Os dados apontam que o tempo perdido no trânsito impacta no desempenho do trabalho. Segundo a pesquisa, 60% das pessoas já chegaram estressadas ao trabalho por conta do tempo no transporte e outras 60% alegaram que já se atrasaram por causa do trânsito. Outras situações relatadas foram a perda de um período de trabalho (34%), a perda de uma reunião importante (26%) e perda de um dia inteiro de trabalho (23%) em virtude desse tempo gasto no trânsito.

A pesquisa mostra ainda que 32% dos trabalhadores deixaram de aceitar oferta de emprego em razão de problemas de transporte/locomoção, outros 10% resolveram trocar de emprego por causa do trânsito e 2% já recusaram uma proposta de emprego bem como mudaram de posto de trabalho por conta das condições de deslocamento. Os dados mostram também que 37% cogitariam mudar de trabalho, com a mesma remuneração, apenas para reduzir o tempo gasto no transporte.

Principais dados

Tempo médio diário gasto de locomoção

26% – De 30 min/dia a 1h/dia
24% – De 15 min/dia a 30 min/dia
21% – De 1h/dia a 2h dia
12% – Até 15 min/dia
8% – Mais de 3h/dia
7% – De 2h/dia a 3h/dia
* 36% – Mais de 1h
* 62% – Até 1h

Efeito do tempo perdido no trânsito

Para a qualidade de vida

21% – Afeta muito
34% – Afeta um pouco
45% – Afeta em nada

Para a sua produtividade

19% – Afeta muito
32% – Afeta um pouco
49% – Afeta em nada

Tempo de locomoção

Após a pandemia

16% – Aumentou muito
13% – Aumentou pouco
53% – Ficou igual
10% – Diminuiu pouco
6% – Diminuiu muito

Motivo de o tempo gasto no trânsito ter se alterado (comparado com antes da pandemia)

Entre quem diz que aumentou o tempo no trânsito

23% – Redução das linhas de ônibus
20% – Aumento de fluxo
16% – Mudança de rotina

Entre quem diz que o tempo no trânsito diminuiu

20% – Mudança de rotina
16% – Mudança de hábitos pós-pandemia
15% – Redução de trabalho/demandas

Localidade

90% da população mora na mesma cidade onde trabalha

Situações causadas pelo tempo no trânsito

60% – Chegou estressado
60% – Chegou atrasado
34% – Perdeu um período de trabalho
26% – Perdeu reunião importante
23% – Perdeu um dia inteiro de trabalho

Mudanças na vida profissional

32% – Deixou de aceitar oferta de emprego por problemas de transporte/locomoção
10% – Resolveu trocar de emprego
2% – Ambos
37% – Cogitaria trocar de emprego, com a mesma remuneração, apenas para reduzir tempo gasto no transporte

**Texto de CNI

36% dos brasileiros passam mais de 1 hora por dia no trânsito

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Mais de um terço dos brasileiros das grandes cidades passam mais de uma hora por dia no trânsito. É o que mostra pesquisa inédita da Confederação Nacional da Indústria (CNI), segundo a qual 8% da população gasta mais de 3 horas se locomovendo para realizar atividades de rotina, como trabalho e estudo; 7% ficam entre 2 e 3 horas por dia no trânsito e 21% entre 1 e 2 horas, totalizando 36% das pessoas que passam mais de 1 hora diária no transporte.

De acordo com 29% dos entrevistados, o tempo de locomoção aumentou depois da pandemia. A pesquisa mostra também que 55% das pessoas têm a qualidade de vida afetada em razão do tempo gasto no transporte e 51% afirmaram que o tempo perdido no trânsito impactam em sua produtividade.

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A pesquisa, feita em parceria com o Instituto Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI), entre os dias 1 e 5 de abril de 2023, entrevistou 2.019 pessoas da população economicamente ativa (PEA) brasileira acima de 16 anos, em municípios com população a partir de 250 mil habitantes nas 27 Unidades da Federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Estresse por causa do trânsito

Os dados apontam que o tempo perdido no trânsito impacta no desempenho do trabalho. Segundo a pesquisa, 60% das pessoas já chegaram estressadas ao trabalho por conta do tempo no transporte e outras 60% alegaram que já se atrasaram por causa do trânsito. Outras situações relatadas foram a perda de um período de trabalho (34%), a perda de uma reunião importante (26%) e perda de um dia inteiro de trabalho (23%) em virtude desse tempo gasto no trânsito.

A pesquisa mostra ainda que 32% dos trabalhadores deixaram de aceitar oferta de emprego em razão de problemas de transporte/locomoção, outros 10% resolveram trocar de emprego por causa do trânsito e 2% já recusaram uma proposta de emprego bem como mudaram de posto de trabalho por conta das condições de deslocamento. Os dados mostram também que 37% cogitariam mudar de trabalho, com a mesma remuneração, apenas para reduzir o tempo gasto no transporte.

Principais dados

Tempo médio diário gasto de locomoção

26% – De 30 min/dia a 1h/dia
24% – De 15 min/dia a 30 min/dia
21% – De 1h/dia a 2h dia
12% – Até 15 min/dia
8% – Mais de 3h/dia
7% – De 2h/dia a 3h/dia
* 36% – Mais de 1h
* 62% – Até 1h

Efeito do tempo perdido no trânsito

Para a qualidade de vida

21% – Afeta muito
34% – Afeta um pouco
45% – Afeta em nada

Para a sua produtividade

19% – Afeta muito
32% – Afeta um pouco
49% – Afeta em nada

Tempo de locomoção

Após a pandemia

16% – Aumentou muito
13% – Aumentou pouco
53% – Ficou igual
10% – Diminuiu pouco
6% – Diminuiu muito

Motivo de o tempo gasto no trânsito ter se alterado (comparado com antes da pandemia)

Entre quem diz que aumentou o tempo no trânsito

23% – Redução das linhas de ônibus
20% – Aumento de fluxo
16% – Mudança de rotina

Entre quem diz que o tempo no trânsito diminuiu

20% – Mudança de rotina
16% – Mudança de hábitos pós-pandemia
15% – Redução de trabalho/demandas

Localidade

90% da população mora na mesma cidade onde trabalha

Situações causadas pelo tempo no trânsito

60% – Chegou estressado
60% – Chegou atrasado
34% – Perdeu um período de trabalho
26% – Perdeu reunião importante
23% – Perdeu um dia inteiro de trabalho

Mudanças na vida profissional

32% – Deixou de aceitar oferta de emprego por problemas de transporte/locomoção
10% – Resolveu trocar de emprego
2% – Ambos
37% – Cogitaria trocar de emprego, com a mesma remuneração, apenas para reduzir tempo gasto no transporte

**Texto de CNI

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