Warning: Undefined array key 0 in /var/www/vhosts/4x4dev.com.br/httpdocs/thmais/wp-content/themes/Newspaper-child/functions.php on line 690

Warning: Undefined array key 0 in /var/www/vhosts/4x4dev.com.br/httpdocs/thmais/wp-content/themes/Newspaper-child/functions.php on line 690
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio
spot_img

compartilhar:

Depois de três anos de construção, a Prefeitura de Ribeirão Preto entregou à população o túnel José Bonifácio, que liga a avenida Presidente Vargas à avenida Independência.

A solenidade inaugural aconteceu no final da manhã desta quinta-feira (07/09). As autoridades de trânsito da cidade acreditam que em torno de 45 mil veículos passarão diariamente pelo local.

Ocupando uma extensão de cerca de quatro quarteirões, o túnel começa na Independência, na altura da rua Bernardino de Campos, passando por baixo da praça e da avenida Nove de Julho, e termina na avenida Presidente Vargas, entre as ruas João Penteado e Eliseu Guilherme.

O Túnel José Bonifácio agilizará o trânsito para motoristas e passageiros de ônibus no corredor Norte-Sul, que passa pela avenida Independência e vai ligar a cidade de uma ponta a outra, por 21 km de pistas contínuas. Com semáforos apenas na parte externa, a obra trará fluidez às três avenidas. Contando com semáforos exclusivos, os ônibus que circulam naquele trecho passarão em volta do túnel e não por dentro dele.

Somente este trecho recebe, diariamente, 45 mil veículos e 19 mil passageiros de ônibus. Já o eixo Norte-Sul completo, do Ribeirão Shopping ao complexo Ribeirão Verde, receberá cerca de 98.000 veículos por dia.

A obra ainda vai agregar uma nova configuração à paisagem do entorno, fortalecendo o atual cenário de cartão-postal criado pela avenida Nove de Julho, que também está em obras e será completamente restaurada, além de ganhar corredores de ônibus nos dois sentidos.

Com custo de R$ 27.185.960,56, o túnel tem 381 metros, sendo 178 metros fechados e 203 metros de rampas de acesso, com 7,5 metros de largura e 5 metros de altura, além de 20 módulos (nove totalmente fechados e 11 de acesso).

Dentro dele, há iluminação artificial, com luminárias, e natural, com duas claraboias, além de sistema de combate a incêndio, drenagem de águas da chuva, com três sistemas hidráulicos capazes de bombear até 35 litros por segundo, caixa de detenção de 300 metros cúbicos e passarela de segurança de 1,2 metro de largura, com gradis de proteção.

TÚNEL PASSA POR BAIXO DA PRAÇA

Inaugurada em 1962, outro ícone da região é a praça Salvador Spadoni, que fica no encontro das três avenidas e está se transformando num jardim suspenso, com o Túnel José Bonifácio passando por baixo dela.

Para a construção do túnel, a praça foi totalmente desfeita e, agora, ela está sendo reimplantada no mesmo local. A terraplanagem já foi concluída e os pisos estão quase prontos. Agora, começa o plantio de árvores e flores e, em seguida, a instalação de bancos em substituição aos antigos, que estavam danificados, além da nova iluminação, mais eficiente que a anterior, com lâmpadas de led.

As duas grandes aberturas redondas no chão da praça Salvador Spadoni darão vista para o túnel. Além de servirem como claraboias, permitindo a entrada de luz e ventilação no túnel, as aberturas dão ‘leveza’ à arquitetura do túnel, que recebeu um volume total de 4.727,61 metros cúbicos de concreto e 361.717 quilos de aço.

REPOSIÇÃO AMBIENTAL

Parte das 232 mudas de árvores plantadas na área da obra do túnel ficarão na praça Salvador Spadoni. Para desenvolver o projeto, foram necessárias a extração de 21 árvores. Dentre elas, sete grandes jerivás puderam ser reaproveitados e foram replantados nas avenidas Independência e Presidente Vargas.

Para a reposição ambiental das 21 extrações, além das mudas plantadas, outras 510 foram adquiridas pela obra e doadas ao horto municipal, para plantio futuro em diversos pontos da cidade.

Depois de três anos, Prefeitura inaugura o túnel da Presidente Vargas com a Independência

Inaugurado o túnel da avenida presidente vargas com independência
Foto: Fernando Gonzaga

Depois de três anos de construção, a Prefeitura de Ribeirão Preto entregou à população o túnel José Bonifácio, que liga a avenida Presidente Vargas à avenida Independência.

A solenidade inaugural aconteceu no final da manhã desta quinta-feira (07/09). As autoridades de trânsito da cidade acreditam que em torno de 45 mil veículos passarão diariamente pelo local.

- Advertisement -anuncio

Ocupando uma extensão de cerca de quatro quarteirões, o túnel começa na Independência, na altura da rua Bernardino de Campos, passando por baixo da praça e da avenida Nove de Julho, e termina na avenida Presidente Vargas, entre as ruas João Penteado e Eliseu Guilherme.

O Túnel José Bonifácio agilizará o trânsito para motoristas e passageiros de ônibus no corredor Norte-Sul, que passa pela avenida Independência e vai ligar a cidade de uma ponta a outra, por 21 km de pistas contínuas. Com semáforos apenas na parte externa, a obra trará fluidez às três avenidas. Contando com semáforos exclusivos, os ônibus que circulam naquele trecho passarão em volta do túnel e não por dentro dele.

Somente este trecho recebe, diariamente, 45 mil veículos e 19 mil passageiros de ônibus. Já o eixo Norte-Sul completo, do Ribeirão Shopping ao complexo Ribeirão Verde, receberá cerca de 98.000 veículos por dia.

A obra ainda vai agregar uma nova configuração à paisagem do entorno, fortalecendo o atual cenário de cartão-postal criado pela avenida Nove de Julho, que também está em obras e será completamente restaurada, além de ganhar corredores de ônibus nos dois sentidos.

Com custo de R$ 27.185.960,56, o túnel tem 381 metros, sendo 178 metros fechados e 203 metros de rampas de acesso, com 7,5 metros de largura e 5 metros de altura, além de 20 módulos (nove totalmente fechados e 11 de acesso).

Dentro dele, há iluminação artificial, com luminárias, e natural, com duas claraboias, além de sistema de combate a incêndio, drenagem de águas da chuva, com três sistemas hidráulicos capazes de bombear até 35 litros por segundo, caixa de detenção de 300 metros cúbicos e passarela de segurança de 1,2 metro de largura, com gradis de proteção.

TÚNEL PASSA POR BAIXO DA PRAÇA

Inaugurada em 1962, outro ícone da região é a praça Salvador Spadoni, que fica no encontro das três avenidas e está se transformando num jardim suspenso, com o Túnel José Bonifácio passando por baixo dela.

Para a construção do túnel, a praça foi totalmente desfeita e, agora, ela está sendo reimplantada no mesmo local. A terraplanagem já foi concluída e os pisos estão quase prontos. Agora, começa o plantio de árvores e flores e, em seguida, a instalação de bancos em substituição aos antigos, que estavam danificados, além da nova iluminação, mais eficiente que a anterior, com lâmpadas de led.

As duas grandes aberturas redondas no chão da praça Salvador Spadoni darão vista para o túnel. Além de servirem como claraboias, permitindo a entrada de luz e ventilação no túnel, as aberturas dão ‘leveza’ à arquitetura do túnel, que recebeu um volume total de 4.727,61 metros cúbicos de concreto e 361.717 quilos de aço.

REPOSIÇÃO AMBIENTAL

Parte das 232 mudas de árvores plantadas na área da obra do túnel ficarão na praça Salvador Spadoni. Para desenvolver o projeto, foram necessárias a extração de 21 árvores. Dentre elas, sete grandes jerivás puderam ser reaproveitados e foram replantados nas avenidas Independência e Presidente Vargas.

Para a reposição ambiental das 21 extrações, além das mudas plantadas, outras 510 foram adquiridas pela obra e doadas ao horto municipal, para plantio futuro em diversos pontos da cidade.

COMPARTILHAR:

spot_img
spot_img

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS

Thmais
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.