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A prefeitura de Ribeirão Preto inicia nesta semana duas grandes obras do programa Ribeirão Mobilidade: a restauração e construção do corredor de ônibus da avenida Nove de Julho, entre a Independência e a Tibiriça, e a obra de construção do corredor da Costábile, que começa na Nove de Julho, na parte não tombada da avenida, entre a Independência e a Portugal, seguindo pela Costábile Romano em toda a sua extensão e depois pela Presidente Kennedy até a Lagoinha.

A assinatura da Ordem de Serviço para o início das obras da Nove será às 9h30 desta terça-feira, na esquina da avenida com a rua Marcondes Salgado, onde a obra começará.

O canteiro de obras já está montado neste trecho da Nove de Julho, onde não há árvores. Entre 20 de junho e 22 de setembro, será interditado apenas o trecho entre as ruas Marcondes Salgado e Garibaldi, onde as obras se concentrarão neste período.

Os serviços serão feitos por trechos, sempre a cada dois quarteirões, para evitar transtornos ao comércio e usuários da região. Portanto, depois de pronto este trecho, ele será liberado e a obra vai interditar os próximos dois quarteirões, da Garibaldi até a Marechal Deodoro, e assim por diante

“Depois, já na quarta-feira, daremos início ao 11º eixo do corredor, esse será o último, totalizando 56 km de corredores em nossa cidade”, lembrou o prefeito duarte Nogueira, referindo-se ao corredor da Costábile.

As duas obras a serem iniciadas nesta semana correspondem aos últimos corredores de ônibus do programa Ribeirão Mobilidade. Os seis primeiros já estão prontos e outros três estão em construção:

Corredores prontosEm construçãoInício nesta semana
01 – Avenida do Café07 – Trecho 4 do corredor Norte-Sul (conclusão: dez/2023)10 – Nove de Julho – corredor e restauro (conclusão: jun/2024)
02 – Av. Dom Pedro I08 – Quadrilátero Central (conclusão: maio/2024)11 – Costábile Romano / Av. Pres. Kennedy 
03 – Av. Saudade-Rua São Paulo09 – Castelo/Treze de Maio (conclusão: novembro/2024)
04 – Av. Presidente Vargas
05 – Trecho 1 do corredor Norte/Sul
06 – Trecho 2 e 3 do corredor Norte/Sul

11 CORREDORES INTERLIGANDO A CIDADE

Os 11 corredores de ônibus do programa Ribeirão Mobilidade se unirão, formando uma malha viária única e contínua, exclusiva para o transporte coletivo. Depois de todos prontos e interligados, eles ligarão a cidade de ponta a ponta e a Transerp poderá monitorar os horários das linhas, que ganharão agilidade.

Com os novos ônibus modernos que começam a chegar no mês que vem e com as pistas reforçadas pelo pavimento criado para suportar veículos pesados, as viagens também serão mais confortáveis.

“Com isso, vamos melhorar o transporte coletivo, atraindo mais passageiros, tornando Ribeirão mais sustentável”, finalizou o prefeito Duarte Nogueira.

A OBRA NA NOVE DE JULHO

Tombada pelos órgãos de defesa e preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade e do Estado, a avenida mais popular de Ribeirão Preto, a Nove de Julho, faz parte do Quadrilátero Central, porém sua restauração e a construção do corredor de ônibus de 1 km e 30 metros tiveram licitação exclusiva e serão feitas por empresa especializada, preservando suas características arquitetônicas tombadas: os paralelepípedos, instalados desde a sua inauguração, há 100 anos, as pedras portuguesas que formam os mosaicos do canteiro central e as sibipirunas, que já contam mais de 70 anos.

A obra será feita simultaneamente por três equipes de trabalhadores da Construtora Metropolitana, que venceu a concorrência pública aberta pela prefeitura. Serão três frentes de trabalho. A primeira vai se concentrar na restauração da avenida e na construção de um corredor exclusivo para ônibus em toda a extensão da Nove de Julho. Outra equipe vai construir uma galeria de águas pluviais na rua Marcondes Salgado, enquanto a terceira turma vai fazer uma galeria idêntica na rua São José.

As duas galerias vão solucionar o alagamento da região central, levando subterraneamente, até o córrego Retiro Saudoso, toda a água da chuva que hoje desce da Nove de Julho e alaga o centro.

Paralelepípedos ficarão nivelados

No caso dos paralelepípedos, todos serão retirados e recolocados de forma totalmente alinhada. Depois de retirados, será feita uma compactação de terra na base do solo, ou subleito. Em seguida, o piso receberá uma camada de brita e, sobre ela, outra camada de 12 cm de concreto armado. Depois desta, o solo ainda receberá um berço de areia compactado e, somente após esta etapa, será feita a recolocação dos paralelepípedos, que ficarão totalmente nivelados, sem perigo de ocorrer novamente os desníveis atuais que há décadas incomodam motoristas e usuários de ônibus.

Mosaicos: pedras e desenhos serão preservados

As pedras portuguesas que formam os mosaicos do canteiro central também serão preservadas: retiradas e recolocadas na mesma ordem, para não alterar a configuração do desenho formado pelas pedras pretas e brancas intercaladas. Depois de reinstalados, não haverá mais os atuais buracos nem os desníveis causados pelas raízes das árvores, no calçamento.

Canteiros e sibipirunas também

Também tombadas, as árvores sibipirunas que já somam mais de 70 anos de existência serão todas preservadas.

Nas esquinas centrais, os canteiros serão ampliados até o alinhamento com as ruas – hoje, eles são mais largos, formando uma área de retorno bem maior que a largura das ruas que cortam a avenida. Com isso, os canteiros ganharão uma área extra, em cada esquina, permitindo que a construção das rampas para acesso de pessoas com deficiência seja feita bem longe das raízes das árvores.

Obras da 9 de julho começam hoje. Amanhã começarão as da Costábile

Começam hoje as obras da av. 9 de jullho
Foto: Fernando Gonzaga/Divulgação Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

A prefeitura de Ribeirão Preto inicia nesta semana duas grandes obras do programa Ribeirão Mobilidade: a restauração e construção do corredor de ônibus da avenida Nove de Julho, entre a Independência e a Tibiriça, e a obra de construção do corredor da Costábile, que começa na Nove de Julho, na parte não tombada da avenida, entre a Independência e a Portugal, seguindo pela Costábile Romano em toda a sua extensão e depois pela Presidente Kennedy até a Lagoinha.

A assinatura da Ordem de Serviço para o início das obras da Nove será às 9h30 desta terça-feira, na esquina da avenida com a rua Marcondes Salgado, onde a obra começará.

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O canteiro de obras já está montado neste trecho da Nove de Julho, onde não há árvores. Entre 20 de junho e 22 de setembro, será interditado apenas o trecho entre as ruas Marcondes Salgado e Garibaldi, onde as obras se concentrarão neste período.

Os serviços serão feitos por trechos, sempre a cada dois quarteirões, para evitar transtornos ao comércio e usuários da região. Portanto, depois de pronto este trecho, ele será liberado e a obra vai interditar os próximos dois quarteirões, da Garibaldi até a Marechal Deodoro, e assim por diante

“Depois, já na quarta-feira, daremos início ao 11º eixo do corredor, esse será o último, totalizando 56 km de corredores em nossa cidade”, lembrou o prefeito duarte Nogueira, referindo-se ao corredor da Costábile.

As duas obras a serem iniciadas nesta semana correspondem aos últimos corredores de ônibus do programa Ribeirão Mobilidade. Os seis primeiros já estão prontos e outros três estão em construção:

Corredores prontosEm construçãoInício nesta semana
01 – Avenida do Café07 – Trecho 4 do corredor Norte-Sul (conclusão: dez/2023)10 – Nove de Julho – corredor e restauro (conclusão: jun/2024)
02 – Av. Dom Pedro I08 – Quadrilátero Central (conclusão: maio/2024)11 – Costábile Romano / Av. Pres. Kennedy 
03 – Av. Saudade-Rua São Paulo09 – Castelo/Treze de Maio (conclusão: novembro/2024)
04 – Av. Presidente Vargas
05 – Trecho 1 do corredor Norte/Sul
06 – Trecho 2 e 3 do corredor Norte/Sul

11 CORREDORES INTERLIGANDO A CIDADE

Os 11 corredores de ônibus do programa Ribeirão Mobilidade se unirão, formando uma malha viária única e contínua, exclusiva para o transporte coletivo. Depois de todos prontos e interligados, eles ligarão a cidade de ponta a ponta e a Transerp poderá monitorar os horários das linhas, que ganharão agilidade.

Com os novos ônibus modernos que começam a chegar no mês que vem e com as pistas reforçadas pelo pavimento criado para suportar veículos pesados, as viagens também serão mais confortáveis.

“Com isso, vamos melhorar o transporte coletivo, atraindo mais passageiros, tornando Ribeirão mais sustentável”, finalizou o prefeito Duarte Nogueira.

A OBRA NA NOVE DE JULHO

Tombada pelos órgãos de defesa e preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade e do Estado, a avenida mais popular de Ribeirão Preto, a Nove de Julho, faz parte do Quadrilátero Central, porém sua restauração e a construção do corredor de ônibus de 1 km e 30 metros tiveram licitação exclusiva e serão feitas por empresa especializada, preservando suas características arquitetônicas tombadas: os paralelepípedos, instalados desde a sua inauguração, há 100 anos, as pedras portuguesas que formam os mosaicos do canteiro central e as sibipirunas, que já contam mais de 70 anos.

A obra será feita simultaneamente por três equipes de trabalhadores da Construtora Metropolitana, que venceu a concorrência pública aberta pela prefeitura. Serão três frentes de trabalho. A primeira vai se concentrar na restauração da avenida e na construção de um corredor exclusivo para ônibus em toda a extensão da Nove de Julho. Outra equipe vai construir uma galeria de águas pluviais na rua Marcondes Salgado, enquanto a terceira turma vai fazer uma galeria idêntica na rua São José.

As duas galerias vão solucionar o alagamento da região central, levando subterraneamente, até o córrego Retiro Saudoso, toda a água da chuva que hoje desce da Nove de Julho e alaga o centro.

Paralelepípedos ficarão nivelados

No caso dos paralelepípedos, todos serão retirados e recolocados de forma totalmente alinhada. Depois de retirados, será feita uma compactação de terra na base do solo, ou subleito. Em seguida, o piso receberá uma camada de brita e, sobre ela, outra camada de 12 cm de concreto armado. Depois desta, o solo ainda receberá um berço de areia compactado e, somente após esta etapa, será feita a recolocação dos paralelepípedos, que ficarão totalmente nivelados, sem perigo de ocorrer novamente os desníveis atuais que há décadas incomodam motoristas e usuários de ônibus.

Mosaicos: pedras e desenhos serão preservados

As pedras portuguesas que formam os mosaicos do canteiro central também serão preservadas: retiradas e recolocadas na mesma ordem, para não alterar a configuração do desenho formado pelas pedras pretas e brancas intercaladas. Depois de reinstalados, não haverá mais os atuais buracos nem os desníveis causados pelas raízes das árvores, no calçamento.

Canteiros e sibipirunas também

Também tombadas, as árvores sibipirunas que já somam mais de 70 anos de existência serão todas preservadas.

Nas esquinas centrais, os canteiros serão ampliados até o alinhamento com as ruas – hoje, eles são mais largos, formando uma área de retorno bem maior que a largura das ruas que cortam a avenida. Com isso, os canteiros ganharão uma área extra, em cada esquina, permitindo que a construção das rampas para acesso de pessoas com deficiência seja feita bem longe das raízes das árvores.

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