Warning: Undefined array key 0 in /var/www/vhosts/4x4dev.com.br/httpdocs/thmais/wp-content/themes/Newspaper-child/functions.php on line 690

Warning: Undefined array key 0 in /var/www/vhosts/4x4dev.com.br/httpdocs/thmais/wp-content/themes/Newspaper-child/functions.php on line 690
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio
spot_img

compartilhar:

As vendas do Comércio de Ribeirão Preto tiveram crescimento médio de 6,5%, em outubro, na comparação com o mês anterior (setembro). É o que aponta o levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido por SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista) e CDL RP (Câmara de Dirigentes Lojistas). Trata-se da nona variação positiva consecutiva, em 2023, com base nesse critério de pesquisa.

“As vendas de outubro tiveram um crescimento significativo porque o resultado de setembro foi muito fraco. Na ocasião, o aumento médio foi de apenas 1,5% na comparação com agosto. Detectamos que, em outubro, tivemos um pico de vendas, um pouco acima do previsto, até o Dia das Crianças (12/10). Mas, depois, o fôlego foi diminuindo até a média mensal de vendas se estabilizar no patamar de +6,5%”, explica Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV.

Mas, se de um mês para o outro a variação foi positiva, não se pode dizer o mesmo quando a comparação é feita entre outubro de 2023 e o mesmo período do ano passado. Com base nesse critério, de acordo com a pesquisa do CPV, as vendas registraram queda de -1%, apontando para um patamar de estabilidade.

“E olha que, por ser um polo regional de consumo, o município de Ribeirão Preto ainda está melhor que a média nacional. Para se ter uma ideia, o índice ICVA, apurado pela Cielo, em nível Brasil, uma das referências do mercado, aponta que a média de vendas do Varejo brasileiro teve queda de -4,1%, em outubro. Considerando os dois critérios, o primeiro com crescimento de vendas sobre um resultado mais fraco no mês anterior, e o segundo, comparando outubro desse ano com outubro de 2022, podemos afirmar que o Comércio Varejista local/regional continua em um ritmo abaixo do registrado no ano passado”, esclarece o pesquisador.

Empregabilidade
Em outubro de 2023, a média de variação entre vagas de emprego abertas e fechadas, no Comércio Varejista de Ribeirão Preto, teve variação positiva de 5,7% muito por conta das contratações de colaboradores temporários, intensificadas pelos vários mutirões de emprego realizados nos últimos meses. Um deles foi o Emprega Varejo, iniciativa de SINCOVARP e CDL, em parceria com o Sincomerciários RP.

Índice de Confiança
Sobre a expectativa dos negócios para os próximos três meses (no curto prazo), considerando uma escala que vai de 1 a 5 pontos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o Índice de Confiança do Varejo SINCOVARP/CDL voltou a subir e ficou em 3,4 pontos, em outubro (ante 2,7 pontos, em setembro, e 3,3 pontos, em agosto), classificado como positivo.

Considerando a mesma escala, o Índice SINCOVARP/CDL de Confiança do Varejo para os próximos 12 meses (de longo prazo) ficou em 3,7 pontos (ante 3,1 pontos, em setembro, e 3,6 pontos, em agosto), também considerado positivo.

“Apesar dos impactos negativos gerados pelas obras de mobilidade no centro, revitalização e restauro da Av. Nove de Julho e de implantação de galerias pluviais, os lojistas estão esperançosos com as vendas de fim de ano. É um período bastante aguardado e que será decisivo para o desempenho varejista em 2023, como um todo”, analisa.

Ainda segundo Galli, “Muitos empreendedores já entendem a Black Friday como sendo a primeira ‘onda’ de compras de fim do ano, que coincide com a primeira parcela do décimo terceiro salário. Logo em seguida começa o horário especial estendido para as vendas de Natal. Com isso, os comerciantes estão na grande expectativa de que o consumidor, que se mostrou cauteloso ao longo de 2023, tenha economizado para gastar um pouco mais com os presentes natalinos considerando, também, o início das férias de dezembro”, finaliza.

Vendas do Comércio de Ribeirão Preto cresceram 6,5% em outubro

Vendas cresceram 6,5% no mês de outubro
Foto ilustrativa

As vendas do Comércio de Ribeirão Preto tiveram crescimento médio de 6,5%, em outubro, na comparação com o mês anterior (setembro). É o que aponta o levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido por SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista) e CDL RP (Câmara de Dirigentes Lojistas). Trata-se da nona variação positiva consecutiva, em 2023, com base nesse critério de pesquisa.

“As vendas de outubro tiveram um crescimento significativo porque o resultado de setembro foi muito fraco. Na ocasião, o aumento médio foi de apenas 1,5% na comparação com agosto. Detectamos que, em outubro, tivemos um pico de vendas, um pouco acima do previsto, até o Dia das Crianças (12/10). Mas, depois, o fôlego foi diminuindo até a média mensal de vendas se estabilizar no patamar de +6,5%”, explica Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV.

- Advertisement -anuncio

Mas, se de um mês para o outro a variação foi positiva, não se pode dizer o mesmo quando a comparação é feita entre outubro de 2023 e o mesmo período do ano passado. Com base nesse critério, de acordo com a pesquisa do CPV, as vendas registraram queda de -1%, apontando para um patamar de estabilidade.

“E olha que, por ser um polo regional de consumo, o município de Ribeirão Preto ainda está melhor que a média nacional. Para se ter uma ideia, o índice ICVA, apurado pela Cielo, em nível Brasil, uma das referências do mercado, aponta que a média de vendas do Varejo brasileiro teve queda de -4,1%, em outubro. Considerando os dois critérios, o primeiro com crescimento de vendas sobre um resultado mais fraco no mês anterior, e o segundo, comparando outubro desse ano com outubro de 2022, podemos afirmar que o Comércio Varejista local/regional continua em um ritmo abaixo do registrado no ano passado”, esclarece o pesquisador.

Empregabilidade
Em outubro de 2023, a média de variação entre vagas de emprego abertas e fechadas, no Comércio Varejista de Ribeirão Preto, teve variação positiva de 5,7% muito por conta das contratações de colaboradores temporários, intensificadas pelos vários mutirões de emprego realizados nos últimos meses. Um deles foi o Emprega Varejo, iniciativa de SINCOVARP e CDL, em parceria com o Sincomerciários RP.

Índice de Confiança
Sobre a expectativa dos negócios para os próximos três meses (no curto prazo), considerando uma escala que vai de 1 a 5 pontos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o Índice de Confiança do Varejo SINCOVARP/CDL voltou a subir e ficou em 3,4 pontos, em outubro (ante 2,7 pontos, em setembro, e 3,3 pontos, em agosto), classificado como positivo.

Considerando a mesma escala, o Índice SINCOVARP/CDL de Confiança do Varejo para os próximos 12 meses (de longo prazo) ficou em 3,7 pontos (ante 3,1 pontos, em setembro, e 3,6 pontos, em agosto), também considerado positivo.

“Apesar dos impactos negativos gerados pelas obras de mobilidade no centro, revitalização e restauro da Av. Nove de Julho e de implantação de galerias pluviais, os lojistas estão esperançosos com as vendas de fim de ano. É um período bastante aguardado e que será decisivo para o desempenho varejista em 2023, como um todo”, analisa.

Ainda segundo Galli, “Muitos empreendedores já entendem a Black Friday como sendo a primeira ‘onda’ de compras de fim do ano, que coincide com a primeira parcela do décimo terceiro salário. Logo em seguida começa o horário especial estendido para as vendas de Natal. Com isso, os comerciantes estão na grande expectativa de que o consumidor, que se mostrou cauteloso ao longo de 2023, tenha economizado para gastar um pouco mais com os presentes natalinos considerando, também, o início das férias de dezembro”, finaliza.

COMPARTILHAR:

spot_img
spot_img

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS

Thmais
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.