Vendas do comércio de Ribeirão Preto tiveram alta de 10,96% em setembro

Com quatro meses consecutivos de variação positiva, o Índice de Confiança SINCOVARP/CDL também consolida maior otimismo dos lojistas para o fim de ano

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Comércio projeta aumento de 3 a 6% nas vendas do dia das crianças
Calçadão de Ribeirão Preto, um dos principais pontos de comércio da cidade

As vendas do Comércio Varejista de Ribeirão Preto tiveram crescimento médio de 10,96% em setembro de 2021 na comparação com o mesmo período do ano passado. É o que apurou o Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido pelo SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região, e pela CDL Ribeirão Preto – Câmara de Dirigentes Lojistas. Trata-se do quarto mês seguido de variação positiva.

“Claro que nossa base de comparação é com o mesmo mês de 2020 quando a queda de vendas foi muito acentuada por conta das restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Mesmo assim, trata-se de uma recuperação importante levando em conta que o primeiro semestre desse ano também foi muito prejudicado pela segunda onda da doença. O fim desse ano promete ser promissor para as vendas, resta saber se o Varejo conseguirá se recuperar o suficiente para retornar aos patamares pré-pandemia”, analisa Diego Gali Alberto, pesquisador e coordenador do CPV.

Projeções

A pesquisa também mostra que os lojistas de Ribeirão Preto e região projetam crescimento médio das vendas, para todo o mês de outubro, na ordem de 13,5%. Já especificamente para a data sazonal do Dia das Crianças, em 12 de outubro, a projeção de alta é de aproximadamente 9,5%, com ticket-médio entre R$ 150 e R$ 200.

Emprego

Segundo o levantamento do CPV, em setembro, a empregabilidade no Comércio de Ribeirão Preto e região teve variação positiva de 2,31%, confirmando que a temporada de contratações para o fim do ano já começou. A projeção média é de que, em outubro, o percentual de novas contratações seja de aproximadamente 8,5%, sendo que 46% dos lojistas que responderam à pesquisa disseram ter intenção de abrir novas vagas de trabalho.

Índice de Confiança

Levando em conta o desempenho dos últimos meses, os lojistas também opinaram sobre a perspectiva para o Comércio no curto prazo. Numa escala de 1 a 5, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 significa “muito otimista”, o Índice SINCOVARP/CDL de Confiança do Varejo ficou em 3,69, um crescimento em relação a agosto quando o nível de confiança foi de 3,18.

Quando levada em conta a perspectiva de longo prazo, o Índice SINCOVARP/CDL de Confiança do Varejo ficou em 3,85, em setembro de 2021, ante 3,71 apurados no mês anterior.

“O cenário é positivo e nossa recomendação é para que o lojista antecipe seus preparativos para a Black Friday e para o Natal, tanto para a loja física quanto no comércio eletrônico. Apesar de preços em alta, por conta da escassez de matérias-primas e da pressão inflacionária gerada pela crise da Covid-19, há uma grande demanda reprimida. Muitos consumidores estão segurando os gastos agora para poder comprar presentes de fim de ano com menos dificuldade”, finaliza o pesquisador.