O Dia de Nossa Senhora Aparecida está próximo, comemorado no dia 12 de outubro. Nesta sexta-feira (29), o Santuário Nacional apresentou o trono e o manto preparados especialmente para a Festa da Padroeira deste ano.
Leia mais notícias da região aqui
Seguindo o tema “Maria, ensinai-nos que vocação é graça e missão”, o trono e os mantos que serão utilizados na Novena da Tarde e Novena Solene foram preparados pelas mãos de colaboradores. Eles poderão ser vistos por todos a partir do primeiro dia da Novena da Padroeira, no dia 3 até 12 de outubro, confira a programação.
Tradicionalmente, o local em que a imagem de Nossa Senhora Aparecida fica todos os anos durante a Novena é reformulado e recebe uma nova decoração. Em 2023, o trono foi feito no Santuário.
A apresentação foi conduzida pelo Missionário Redentorista e prefeito de Igreja Pe. Diego Antônio da Silva. O arquiteto Almir Neto, responsável pelo projeto, também esteve presente na apresentação do trono para explicar um pouco do conceito de sua criação. Ele lembrou que o primeiro trono de Nossa Senhora foi a rede de pesca. Daí surgiu a ideia de representar a rede no trono, junto com os peixes que marcam o primeiro milagre da Padroeira do Brasil.
O arquiteto explicou que se inspirou nos traços dos peixes do artista sacro Claudio Pastro, que foi o responsável pela arte em volta do Nicho de Nossa Senhora e também por muitas outras. Refletindo o tema “Vocação que é graça e missão”, ele explicou que a estrela representa a presença de Maria em na vida dos féis e também destacou a representação dos peixes na rede, que representa cada um dos devotos.
Os mantos de Nossa Senhora Aparecida

Outro símbolo importante nesse período festivo, os mantos para a Novena e Festa da Padroeira são produzidos anualmente pelas Irmãs Carmelitas do Carmelo de Santa Teresinha da cidade de Aparecida.
Os elementos são inspirados no tema da Novena e trazem referências bíblicas que formam dois desenhos, um para a Novena da Tarde e outro para a Novena Solene.
O manto que será utilizado na Novena da Tarde traz o símbolo da concha e das pérolas, pensando na vocação de Nossa Senhora, que é representada pela grande concha que guarda a pérola preciosa que é Jesus.
A Novena Solene traz um grande coração bordado no manto de Nossa Senhora, um símbolo que foi pensado e projetado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que faz referência ao 3º Ano Vocacional na Igreja: “corações ardentes, pés a caminho”.