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Um avião hipersônico que vai poder voar pra qualquer parte do mundo em apenas duas horas se tornou realidade e pode mudar o rumo da aviação completamente! A aeronave da startup Destinus é movida a hidrogênio e tem emissão zero de carbono. Ele atinge velocidade superior à do som, chegando a cerca de 18 mil quilômetros por hora e tem características de avião, foguete e planador. A empresa é de um russo.

 

(foto: Divulgação)

O hiperavião já está em testes pra realizar os primeiros voos, previstos para começar em 2025. Ele tem um motor de foguete a ar e, em um segundo momento, usa motor criogênico, usado em foguetes espaciais à base de hidrogênio.

Isso faz com que o modelo voe a alturas de mais de 50 km. Na descida, o Destinus entra em modo planador até o pouso horizontal.

 

Em relação à manutenção, a startup garantiu que o Destinus tem custos comparáveis aos voos de carga convencionais ou até mais baixos. A explicação para isso é que o hiperavião viaja em alturas maiores, com menos atritos do ar e perdas de gravidade.

Segundo a startup, os primeiros voos devem limitar a capacidade em 1 tonelada, mas eles já estão desenvolvimento um modelo com capacidade de 100 toneladas, que deve chegar ao mercado em 2029. A empresa fundada pelo russo expatriado Mikhail Kokorich recebeu um aporte de 29 milhões de dólares – quase 150 milhões de reais – para desenvolver o modelo.

 

Da Redação

Avião hipersônico chega a qualquer lugar do planeta em até 2 horas

Um avião hipersônico que vai poder voar pra qualquer parte do mundo em apenas duas horas se tornou realidade e pode mudar o rumo da aviação completamente! A aeronave da startup Destinus é movida a hidrogênio e tem emissão zero de carbono. Ele atinge velocidade superior à do som, chegando a cerca de 18 mil quilômetros por hora e tem características de avião, foguete e planador. A empresa é de um russo.

 

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(foto: Divulgação)

O hiperavião já está em testes pra realizar os primeiros voos, previstos para começar em 2025. Ele tem um motor de foguete a ar e, em um segundo momento, usa motor criogênico, usado em foguetes espaciais à base de hidrogênio.

Isso faz com que o modelo voe a alturas de mais de 50 km. Na descida, o Destinus entra em modo planador até o pouso horizontal.

 

Em relação à manutenção, a startup garantiu que o Destinus tem custos comparáveis aos voos de carga convencionais ou até mais baixos. A explicação para isso é que o hiperavião viaja em alturas maiores, com menos atritos do ar e perdas de gravidade.

Segundo a startup, os primeiros voos devem limitar a capacidade em 1 tonelada, mas eles já estão desenvolvimento um modelo com capacidade de 100 toneladas, que deve chegar ao mercado em 2029. A empresa fundada pelo russo expatriado Mikhail Kokorich recebeu um aporte de 29 milhões de dólares – quase 150 milhões de reais – para desenvolver o modelo.

 

Da Redação

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