Warning: Undefined array key 0 in /var/www/vhosts/4x4dev.com.br/httpdocs/thmais/wp-content/themes/Newspaper-child/functions.php on line 690

Warning: Undefined array key 0 in /var/www/vhosts/4x4dev.com.br/httpdocs/thmais/wp-content/themes/Newspaper-child/functions.php on line 690
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio
spot_img

compartilhar:

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O GPA (Grupo Pão de Açúcar) deixou o pódio do mais recente Ranking Abras, divulgado anualmente pela Associação Brasileira de Supermercados. Com um faturamento de R$ 18,5 bilhões em 2022, a companhia perdeu o terceiro lugar para o Grupo Mateus, que registrou R$ 24,6 bilhões em receita bruta no ano passado.

A liderança do ranking ficou com o Carrefour pelo sétimo ano seguido. O grupo movimentou R$ 108,1 bilhões em 2022, quase 80% mais que o Assaí Atacadista, que ficou na segunda posição. Em quinto lugar, com faturamento de R$ 14 bilhões, ficou o Supermercados BH.

O ranking da Abras é produzido com a consultoria NielsenIQ, e lista as 30 maiores empresas do setor de supermercados anualmente. Os números foram apresentados em um evento do segmento em São Paulo e e estarão na edição de maio da revista SuperHiper, produzida pela associação. A publicação completa traz também outros dados, como números de lojas e índices de eficiência.

O setor supermercadista somou, segundo a Abras, um faturamento total de R$ 695,7 bilhões em 2022, considerando todos os formatos e canais de distribuição.

O GPA é dono das bandeiras Pão de Açúcar, Compre Bem, Mercado Extra e da colombiana Éxito. No primeiro trimestre deste ano, a companhia registrou prejuízo de R$ 248 milhões. No mesmo período, em 2022, o grupo havia registrado lucro de R$ 1,4 bilhões.

O ranking da Abras considera os resultados de 2022, quando, no último trimestre, o GPA registrou prejuízo líquido de R$ 1,1 bilhão. Aos investidores, o grupo disse, na época, ter gasto R$ 227 milhões com reestruturação. Também afirmou ter precisado aumentar contingências trabalhistas e tributárias.

Marcelo Pimentel, presidente do grupo, afirmou em mensagem a investidores que o ano passado foi de “consolidação das diretrizes do novo GPA”, com a decisão de encerrar os hipermercados e concentrar a operação em supermercados premium, lojas de proximidade (as unidades menores) e adoção de múltiplos canais de negócios.

Ele escreveu também que “mesmo em um ano de transição, com reflexos na rentabilidade do negócio”, o grupo via 2023 como promissor.

O Grupo Mateus, que tomou o terceiro lugar do Pão de Açúcar do ranking da Abras, opera supermercados e lojas de atacado no Norte e no Nordeste do país. Em 2020, o grupo fez o maior IPO (oferta pública de ações, na sigla em inglês) daquele ano e levantou R$ 4,6 bilhões.

Em 2022, o grupo registrou lucro líquido de R$ 1 bilhão e, segundo relatório de resultados, a receita bruta de R$ 24,5 bilhões foi um recorde para a companhia. Os resultados do primeiro trimestre de 2023 serão divulgados no dia 11 de maio.

O líder do ranking da Abras teve um início de ano desafiador. Nesta quarta (3), o Carrefour viu o preço de suas ações tombar depois de anunciar, na véspera, prejuízo líquido de R$ 113 milhões de janeiro a março de 2023. No mesmo período do ano passado, a companhia havia registrado lucro de R$ 370 milhões.

Na divulgação dos resultados, Stéphane Maquaire, CEO do Carrefour, escreveu que a rentabilidade no trimestre foi pressionada por custos da compra do Grupo BIG, como a conversão de lojas.

O Brasil fechou 2022 com 94,7 mil supermercados, mais do que os 92,5 mil registrados no ano anterior, e por onde passaram 28 milhões de consumidores, que fizeram 245,4 mil compras.

FERNANDA BRIGATTI / Folhapress

Grupo Mateus supera Pão de Açúcar no ranking dos supermercados

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O GPA (Grupo Pão de Açúcar) deixou o pódio do mais recente Ranking Abras, divulgado anualmente pela Associação Brasileira de Supermercados. Com um faturamento de R$ 18,5 bilhões em 2022, a companhia perdeu o terceiro lugar para o Grupo Mateus, que registrou R$ 24,6 bilhões em receita bruta no ano passado.

A liderança do ranking ficou com o Carrefour pelo sétimo ano seguido. O grupo movimentou R$ 108,1 bilhões em 2022, quase 80% mais que o Assaí Atacadista, que ficou na segunda posição. Em quinto lugar, com faturamento de R$ 14 bilhões, ficou o Supermercados BH.

- Advertisement -anuncio

O ranking da Abras é produzido com a consultoria NielsenIQ, e lista as 30 maiores empresas do setor de supermercados anualmente. Os números foram apresentados em um evento do segmento em São Paulo e e estarão na edição de maio da revista SuperHiper, produzida pela associação. A publicação completa traz também outros dados, como números de lojas e índices de eficiência.

O setor supermercadista somou, segundo a Abras, um faturamento total de R$ 695,7 bilhões em 2022, considerando todos os formatos e canais de distribuição.

O GPA é dono das bandeiras Pão de Açúcar, Compre Bem, Mercado Extra e da colombiana Éxito. No primeiro trimestre deste ano, a companhia registrou prejuízo de R$ 248 milhões. No mesmo período, em 2022, o grupo havia registrado lucro de R$ 1,4 bilhões.

O ranking da Abras considera os resultados de 2022, quando, no último trimestre, o GPA registrou prejuízo líquido de R$ 1,1 bilhão. Aos investidores, o grupo disse, na época, ter gasto R$ 227 milhões com reestruturação. Também afirmou ter precisado aumentar contingências trabalhistas e tributárias.

Marcelo Pimentel, presidente do grupo, afirmou em mensagem a investidores que o ano passado foi de “consolidação das diretrizes do novo GPA”, com a decisão de encerrar os hipermercados e concentrar a operação em supermercados premium, lojas de proximidade (as unidades menores) e adoção de múltiplos canais de negócios.

Ele escreveu também que “mesmo em um ano de transição, com reflexos na rentabilidade do negócio”, o grupo via 2023 como promissor.

O Grupo Mateus, que tomou o terceiro lugar do Pão de Açúcar do ranking da Abras, opera supermercados e lojas de atacado no Norte e no Nordeste do país. Em 2020, o grupo fez o maior IPO (oferta pública de ações, na sigla em inglês) daquele ano e levantou R$ 4,6 bilhões.

Em 2022, o grupo registrou lucro líquido de R$ 1 bilhão e, segundo relatório de resultados, a receita bruta de R$ 24,5 bilhões foi um recorde para a companhia. Os resultados do primeiro trimestre de 2023 serão divulgados no dia 11 de maio.

O líder do ranking da Abras teve um início de ano desafiador. Nesta quarta (3), o Carrefour viu o preço de suas ações tombar depois de anunciar, na véspera, prejuízo líquido de R$ 113 milhões de janeiro a março de 2023. No mesmo período do ano passado, a companhia havia registrado lucro de R$ 370 milhões.

Na divulgação dos resultados, Stéphane Maquaire, CEO do Carrefour, escreveu que a rentabilidade no trimestre foi pressionada por custos da compra do Grupo BIG, como a conversão de lojas.

O Brasil fechou 2022 com 94,7 mil supermercados, mais do que os 92,5 mil registrados no ano anterior, e por onde passaram 28 milhões de consumidores, que fizeram 245,4 mil compras.

FERNANDA BRIGATTI / Folhapress

COMPARTILHAR:

spot_img
spot_img

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS

Thmais
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.