O Vozes da Vez é o lugar para celebrar a cultura brasileira! Quer ficar por dentro das novidades da música, literatura, teatro, política e muito mais? Toda segunda-feira, Fabiane Pereira bate um papo com um convidado diferente. Esta semana, a entrevista foi entre amigos com a presença de Rubel.
O cantor e compositor de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, lançou seu primeiro disco duplo, em março de 2023: As Palavras Vol.1 e 2. O trabalho é um verdadeiro mergulho na música popular brasileira. Fruto de uma pesquisa de quatro anos, o disco conta com parcerias com grandes artistas, como Milton Nascimento, Liniker e Luedji Luna.
Com 20 faixas, o álbum é, segundo o artista, uma tentativa de registrar o sentimento de viver no Brasil durante os últimos anos.

O disco propõe um diálogo entre a tradição e a modernidade. Um pé no passado e outro no futuro. As vinte faixas são divididas em dois lados:
- O Volume 1 é calcado nos ritmos e estéticas contemporâneos, como o funk, a rasteirinha e o pagode moderno, resultando em dez músicas que flertam com uma faceta brasileira mais solar e otimista;
- O Volume 2, por outro lado, dialoga mais com o passado e a tradição, apresentando marchinhas, sambas, uma canção inspirada no Clube da Esquina (interpretada por Milton Nascimento) e duas releituras de Luiz Gonzaga.
Rubel sobre sua perspectiva artística: “Eu quero que minha música reflita o país que vivo.”
Em entrevista, exibida no dia do aniversário de Rubel (10 de abril), o clima é de proximidade, já que Fabiane Pereira e a voz de Toda Beleza mantém uma amizade de anos. A conversa abre com a reflexão do artista para os caminhos de sua carreira, desde seu último álbum Casas (2018).
“O sucesso exterior é muito diferente da sensação de sucesso interior.”

Rubel diz que apesar da visibilidade que estava alcançando na época, principalmente depois do alcance da música Partilhar com o duo Anavitória, sentiu que “não estava alinhado com o que realmente queria”.
“Eu sentia que eu estava me aprisionando dentro de um personagem. Que era um personagem que é muito romântico, tímido, fofo, agradável… “.
O artista começou a refletir sobre o que ele realmente queria fazer e o “lugar que ele queria estar”. O processo de conexão com sua persona artística originou a pesquisa sobre o cancioneiro brasileiro, o que mais tarde renderia seu terceiro álbum, o As Palavras Vol. 1 e 2.
Ouça o episódio na íntegra:
Sobre o ‘Vozes da Vez’
Apresentado pela jornalista, radialista e curadora Fabiane Pereira, o Vozes da Vez é o programa que celebra as novidades da cultura brasileira no dial, uma espécie de rádio-talk-show.
Por meio de entrevistas intimistas e divertidas, a apresentadora – que já é conhecida do público por equilibrar perspicácia e descontração – vai conduzir o ouvinte a uma experiência sonora repleta de boas histórias com personalidades da música, do cinema, do esporte, da literatura, da política, da ciência e das artes em geral.
Confira a playlist oficial do programa: